♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

domingo, 30 de outubro de 2022

EM 24 DE OUTUBRO DE 1503 NASCIA A IMPERATRIZ DONA ISABEL, INFANTA DE PORTUGAL

 
Óleo de Ticiano (Museu Del Prado)

A Imperatriz Dona Isabel, Infanta de Portugal, nasceu em Lisboa, a 24 de Outubro de 1503 e morreu em Toledo, a 1 de Maio de 1539. Era filha d'El-Rei Dom Manuel I de Portugal e da Rainha Dona Maria de Aragão e Castela, e assim neta dos Reis Católicos, Fernando e Isabel. Nascida Infanta de Portugal, era irmã do Rei Dom João III e do Cardeal-rei Dom Henrique, que seriam ambos Reis de Portugal, e, Dona Isabel, pelo matrimónio com Carlos I, Rei de Castela e Aragão, que viria a ser o Imperador Carlos V, tornou-se Imperatriz do Sacro Império Romano Germânico, Rainha de Espanha, Rainha da Germânia, Rainha de Sicília e Nápoles, Rainha de Maiorca, Rainha da Sardenha, Rainha da Itália, Arquiduquesa da Áustria, Duquesa da Borgonha e Condessa de Barcelona. Como Imperador do Sacro Império Romano Germânico, Carlos V era o Rei de Reis, o Soberano mais importante da Cristandade.

A par dos dotes de uma inteligência cultíssima, característica da Dinastia Real de Avis, Dona Isabel foi considerada a mulher mais bela da sua época, conforme se confirma pelo retrato póstumo que o grande Ticiano pintou da Imperatriz, em 1548. Eis, a Bela; Eis, 'a mais bela mulher do seu Tempo!'.

Imperatriz D. Isabel de autor desconhecido da Escola Italiana

Teve esmerada educação, pois foi criada na corte europeia mais esplendorosa do seu tempo: a portuguesa. No Paço Real, em Lisboa, teve como educadores Beatriz Galindo, la Latina e Luís Vives.

Casada com o Imperador Carlos V, conviveu com as mentes mais ilustres da época e reinou como Imperatriz-consorte entre 24 de Fevereiro de 1530 e 1 de Maio de 1539, tendo assumido com competência a Regência em nome do marido durante as longas ausências do Rei-Imperador na Guerra.

Neta dos Reis Católicos, Filha de Rei, mulher de Imperador foi, também, mãe do Rei Filipe II de Espanha, que viria a ser, tal-qualmente, Filipe I de Portugal a quem deu esmerada educação, inclusive, da língua materna portuguesa. Foi ainda mãe de D. Maria, Imperatriz do Sacro Império e de D. Joana de Áustria, Princesa de Portugal.

Imperador Carlos V e D. Isabel de Peter-Paul Rubens

Morreu de complicações no parto de um nado-morto, no Palácio de Fuensalida em Toledo, e o Imperador Carlos V, Sua Sacra Cesárea Católica Real Majestade, sofreu tanto com a morte da consorte, que não teve, inclusive, forças para participar nas cerimónias fúnebres da Imperatriz, sendo que não mais voltaria a se casar e durante o resto de sua vida trajou apenas de cor negra, em eterno luto.

A Imperatriz Dona Isabel jaz sepultada no Panteão do Escorial.
Miguel Villas-Boas | Plataforma de Cidadania Monárquica

Sem comentários:

Enviar um comentário