♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

domingo, 20 de novembro de 2022

17 E 18 DE NOVEMBRO DE 1908 - D. MANUEL II EM VIANA DO CASTELO

Enquadrado na Sua 1.ª visita oficial ao Norte do Reino, El-Rei Dom Manuel II chegou, a 17 de Novembro de 1908, a Viana do Castelo, onde permaneceu por dois dias, sendo efusivamente saudado pelo Povo Minhoto!
No dia 17, vindo do Porto, o Rei de Portugal chega com a comitiva Real à estação ferroviária de Viana do Castelo. A população de todas as classes sociais do Alto Minho acorre a ver o novo Rei e proporciona-lhe uma recepção apoteótica. As belas minhotas trajadas à Vianense, mordomas e lavradeiras vestidas com os trajes tradicionais de cada freguesia da capital do Alto Minho lançam pétalas de flores ao Rei e progridem com a sua comitiva pelas principais ruas do Centro Histórico de Viana do Castelo. Que espectáculo prodigioso os tradicionais e coloridos Trajes à Vianense de lavradeira, de mordoma, de noiva, de meia senhora ou com traje de festa, segurando na mão, envoltos num lenço de Viana, uma vela votiva ou um palmito e envergando ao peitilho os mais variados artefactos do chamado Ouro de Viana: gramalheiras, fios – alguns de três metros - com e sem pendente, colares de contas, peças, custódias, borboletas, cruzes de raios e de Malta, Corações de Viana em filigrana, brincos à Rainha, escravas, tudo em ouro e num valor que rondaria una largos milhões de reis. Depois visita os Paços do Concelho, os asilos dos velhotes, a Misericórdia e os belos e inúmeros templos.


‘Povo bondosíssimo deste Minho tão belo e calmo que sabe sentir e vibrar de comoção ante dores e alegrias; Sabe recordar com merecido horror o execrando crime que me privou de um Rei que era pai bem-amado e de um Príncipe que era meu queridíssimo irmão, ao mesmo passo afogando em seu coração tão fundas mágoas saúda hoje com entusiasmo e alegria aquele que chamado à sucessão dos seus maiores é hoje Conde e Duque de Barcelos e Rei de Portugal.’
À noite é oferecido ao Monarca um banquete onde estarão presentes os altos dignitários e os representantes das distintas Famílias minhotas. Ao fim da noite o Senhor Dom Manuel II é brindado com um deslumbrante espectáculo de fogo-de-artifício.

Sua Majestade Fidelíssima El-Rei Dom Manuel II de Portugal permaneceria os dias 17 e 18 de Novembro na região, onde receberia mais honras e privaria com o Povo e com alguns amigos da região cujos pais tinham prestado serviço no Paço ou ocupado pastas nos Ministérios no tempo de Seu Augusto Pai o Senhor Rei Dom Carlos I.

S.M.F. El-Rei Dom Manuel II, sempre humilde, informado de que uma criança estava a chorar porque “não conseguia ver o Rei!”, consequência da multidão que açambarcava o então novel monarca de Portugal, foi ter com o rapaz para o cumprimentar.


No dia 19, El-Rei Dom Manuel II de Portugal regressou ao Porto.

Miguel Villas-Boas | Plataforma de Cidadania Monárquica

Sem comentários:

Enviar um comentário