♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

terça-feira, 1 de novembro de 2022

631º ANIVERSÁRIO D'EL REI DOM DUARTE COMEMORADO EM VISEU


A Real Associação de Viseu comemora anualmente o Aniversário do Rei Dom Duarte, prestando-lhe homenagem junto à sua estátua, na praça com o seu nome. O Município sempre se associou, tendo, nos últimos três anos, havido interessantes iniciativas da Freguesia de Viseu, este ano também com a participação da Câmara Municipal. Em cada um destes anos, têm sido publicados, pela Freguesia, ao ritmo um por ano, os livros da autoria do Rei, em edições revistas pelo historiador Dr João Ferreira da Fonseca.
Nas fotografias: o Presidente da Freguesia, a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal, o Presidente da Real Associação de Viseu e as Entidades civis e militares presentes, das quais destacamos o Presidente da Assembleia Municipal.




 D. Duarte I de Portugal Nasceu A 31 de Outubro de 1391


Sua Alteza Real El-Rei Dom Duarte I (Viseu, 31 de Outubro de 1391 – Tomar, 9 de Setembro de 1438), Pela Graça de Deus, D. Duarte, Rei de Portugal e do Algarve, e Senhor de Ceuta, apelidado de "o Eloquente" e "o Rei-Filósofo" pelo seu interesse pela cultura e pelas obras que escreveu. Com uma enorme ilustração e instrução - típica dos Avis - D. Duarte interessou-se pela cultura da qual foi mecenas, tendo fomentado a tradução de autores latinos e, rei dado às letras, ele próprio escreveu várias obras, como o ''Leal Conselheiro'' - obra moral, endereçada a sua mulher, Leonor de Aragão - e o ''Livro da Ensinança de Bem Cavalgar Toda Sela''.

Foi o 11° Rei de Portugal e Algarve de 1433 até à sua morte. Era filho segundo do Rei D. João I e da Rainha D. Filipa de Lencastre, e por morte de seu irmão mais velho, D. Afonso, torna-se o herdeiro da Coroa portuguesa.

D. Duarte recebeu o seu nome em homenagem ao avô de sua mãe [Rainha D. Filipa de Lencastre], o rei Eduardo III de Inglaterra. Desde muito jovem, D. Duarte acompanhou o seu augusto pai nos assuntos do reino, sendo, portanto, um herdeiro preparado para reinar; em 1412 foi formalmente associado à governação pelo pai, tornando-se seu braço direito. No curto reinado de 5 anos reforçou o poder da monarquia e quis expandir o reino para Marrocos. Faleceu vítima da peste em 9 de Setembro de 1438.

| Plataforma de Cidadania Monárquica

‘Teve coração piedoso sem defraudar a justiça, tão amante da Verdade, que dele se não sabe faltasse nunca à palavra.’

SOUSA, António Caetano de | História Genealógica da Casa Real Portuguesa, Tomo III, p. 227, Lisboa Occidental, 1934, Regia Officina.

Sem comentários:

Enviar um comentário