♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

domingo, 6 de novembro de 2022

A 1 DE NOVEMBRO DE 1431 MORRIA DOM NUN'ÁLVARES PEREIRA

Imagem: óleo sobre tela de Mestre Carlos Alberto Santos 


Dom Nuno (de Santa Maria) Álvares Pereira nasceu no Crato, Flor de Rosa, Bonjardim (no Paço do Bonjardim ou Flor da Rosa, porque Flor da Rosa quando nasceu São Nuno era conhecida como o Bom Jardim, pode ler-se na Ala dos Namorados "Nuno Álvares Pereira nasceu no Castelo do Bom Jardim a pequena distância do Crato e da Fronteira de Castela"), em 24 de Junho de 1360 e faleceu em Lisboa, Convento do Carmo, em 01 de Novembro de 1431. D. Nuno Álvares Pereira, também conhecido como o Santo Condestável, São Nuno de Santa Maria, ou simplesmente Nun'Álvares desempenhou um papel fundamental na Crise de 1383-85. D. Nuno Álvares Pereira logo foi fazer penhor da sua lealdade e apoio ao Mestre de Avis, aclamado d’El-Rei D. João I nas Cortes de Coimbra.

D. Nuno Álvares Pereira realizou a sua famosa expedição pelo Alentejo acompanhado de 40 dos melhores escudeiros da altura, e foi engrossando as fileiras com a boa gente dessa região, até que chegou a Atoleiros, a meia légua da fronteira com Castela, que se preparava para acometer. Aí D. Nuno começou por inovar, pois foi nos Atoleiros que pela primeira vez se combateu a pé em Portugal, e, D. Nuno utilizou a famosa técnica da formação do exército em quadrado: distribuiu os seus homens armados e os besteiros pelas alas e o povo no meio. Também por isso, D. Nuno empunhava a famosa Arma de liderança da Infantaria, o célebre e temido Martelo Bico de Corvo, tipo de arma de haste do final da Idade Média, que consistia em uma haste com um martelo e uma ponta afiada. Enquanto a ponta conseguia perfurar armaduras, o martelo passava a força do golpe através da armadura mesmo não o quebrando. De volta à batalha, os castelhanos ao verem os portugueses apeados, e para mais em minoria, acharam que ia ser fácil vencê-los pelo que se lançaram a cavalo sobre o exército lusitano aos gritos de “Castyla! Sant’iago!” ao que os portugueses responderam berrando “Portugal! São Jorge!” e D. Nuno ordenou aos seus soldados que como ele fizessem uma genuflexão com o joelho direito no chão e a outra perna a fazer finca-pé e depois levantar as lanças num ângulo agudo, apoia-las no chão e os cavalos castelhanos se foram espetar nelas. Os Castelhanos feridos e no chão eram então bombardeados por dardos e virotões, e cercados por todos os lados pelos portugueses o que impedia que os primeiros escapassem. Assim os portugueses saíram vitoriosos sobre os castelhanos, na Batalha dos Atoleiros, em 1384. D. Nuno Álvares Pereira foi então nomeado o 2.º Condestável de Portugal - título criado após o fim do Império Romano com a grafia latina de Comitis stabilis que substituiu o imperium proconsulare maius e o ulterior Dux -, honra com que foi agraciado por D. João I, de Avis, e ainda recompensado com o título de 3.º Conde de Ourém.

A consolidação da Independência ocorreu na batalha de Aljubarrota, na qual se deve a maior quota-parte da vitória sobre o Leão de Castela às tácticas de D. Nuno Álvares Pereira. São Nuno de Santa Maria Álvares Pereira, além da sua característica espada em batalha empunhava a famosa Arma de liderança da Infantaria, o célebre e temido Martelo Bico de Corvo, tipo de arma de haste do final da Idade Média, que consistia em uma haste com um martelo e uma ponta afiada. Enquanto a ponta conseguia perfurar armaduras, o martelo passava a força do golpe através da armadura mesmo não o quebrando.

Do seu casamento com D. Leonor de Alvim (1360), o Condestável teve três filhos, mas apenas uma filha teve descendência, D. Beatriz Pereira de Alvim que contraiu matrimónio com o 1.º Duque de Bragança, D. Afonso (I) – filho natural que D. João, Mestre de Avis, ainda solteiro e antes de ser Rei tivera com uma rapariga solteira de nome Inês Pires -, dando origem à Casa de Bragança que viria a reinar em Portugal três séculos mais tarde, solidificando toda a aura que já o seguia.

Consolidada a paz com Castela, D. Nuno Álvares Pereira, que entrementes fora agraciado com sucessivas doações de terras e bens, dedicou-se a obras de caridade. Em 1393 distribui muitas das suas terras pelos companheiros de armas. Estando ele viúvo desde 1388, em 1414 morre a sua única filha, D. Beatriz. Opta, então, por novo rumo de vida, dedicando-se mais aos trabalhos agrícolas nos seus domínios de Vila Viçosa. Entretanto, ainda participou, em 1415, na conquista de Ceuta. Mas em 1422 reparte pelos netos os seus títulos e bens e em 1423 professa no Convento do Carmo, que ajudara a construir, tomando o nome de Nuno de Santa Maria, onde passa os últimos anos da sua vida, entregue à penitência e servindo os pobres. Veio a falecer em 1431. Já em vida era conhecido como o Santo Condestável, e foi beatificado pela Igreja em 23 de Janeiro de 1918, sendo venerado a 6 de Novembro.

Epitáfio no túmulo de D. Nuno Álvares Pereira, destruído no Terramoto de 1755:

"Aqui jaz aquele famoso Nuno, o Condestável, fundador da Sereníssima Casa de Bragança, excelente general, beato monge, que durante a sua vida na terra tão ardentemente desejou o Reino dos Céus depois da morte, e mereceu a eterna companhia dos Santos. As suas honras terrenas foram incontáveis, mas voltou-lhes as costas. Foi um grande Príncipe, mas fez-se humilde monge. Fundou, construiu e dedicou esta igreja onde descansa o seu corpo."

  Estandarte de D. Nuno Álvares Pereira

O Estandarte pessoal concebido por D. Nuno Álvares Pereira revela os sentimentos piedosos do Santo Condestável.

O seu pavilhão particular era branco, dividido ao centro em quatro campos por uma cruz vermelha: a cruz do escudo de Galaad, tinta no sangue do redentor; em cada quarto tinha uma imagem piedosa e nos quatro cantos outros tantos escudos da sua linhagem que era a dos Pereiras. No primeiro quarto via-se Jesus Cristo crucificado e aos pés da cruz sua Mãe a Virgem Maria, de um lado e do outro São João, o discípulo amado. No segundo quarto superior, estava a Virgem com o menino ao colo. No terceiro inferior, São Jorge de joelhos, rezando a Deus de mãos postas e finalmente no último quarto, o apóstolo das Espanhas e primeiro de Portugal, San'Tiago, na mesma atitude.

Miguel Villas-Boas | ♔ Plataforma de Cidadania Monárquica

Sem comentários:

Enviar um comentário