♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

quinta-feira, 17 de novembro de 2022

A 13 DE NOVEMBRO DE 1460 MORRIA O INFANTE DOM HENRIQUE, "O NAVEGADOR"




O Infante Dom Henrique de Avis, 1.º Duque de Viseu e 1.º Senhor da Covilhã (Porto, 4 de Março de 1394 – Sagres, 13 de Novembro de 1460), foi um infante português e a mais importante figura do início da era dos Descobrimentos, popularmente conhecido como Infante de Sagres ou O Navegador.


Existe uma grande celeuma sobre qual seria a real aparência do Infante D. Henrique, e que o retrato que tem sido divulgado por mais de um século como sendo do Infante, muito provavelmente, não corresponde à sua real fisionomia.


O retrato que comummente aparece como sendo o do Infante, apareceu dobrado dentro de um manuscrito da Crônica da Guiné, de Gomes Eanes de Zurara, quando a Bibliothèque Nationale de Paris adquiriu o manuscrito, e poderá tratar-se de um retrato flamengo de um desconhecido, pintado sobre folha solta que ficou dobrada por um longo período de tempo e depois acrescentada ao manuscrito. A verdadeira imagem do Infante estaria na estatua no pórtico sul do Mosteiro de Santa Maria de Belém, vulgarmente conhecido como Mosteiro dos Jerônimos, e que feita 50 anos depois da morte, e a outra está no Mosteiro da Batalha, na Capela dos Reis, que foi feita com base numa máscara de gesso, cujo molde tiraram depois de D. Henrique falecer. À dos Jerónimos foi encomendado uma pintura com as cores naturais a Aristides Ambar.


O que interessa é que nunca O esqueceremos e nunca deixaremos apagar os Seus feitos da memória colectiva portuguesa.

Miguel Villas-Boas | Plataforma de Cidadania Monárquica

 

Plataforma de Cidadania Monárquica

Sem comentários:

Enviar um comentário