♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

sexta-feira, 11 de novembro de 2022

DIA DE SÃO MARTINHO

 

São Martinho nasceu em 316 d.C., na cidade da Sabária, na Panónia, Hungria. Era filho dum oficial do Exército Romano. Aos 12 anos, contrariando a vontade do pai, abraçou o Cristianismo. O pai, para o tentar educar ao seu jeito, alistou-o na Legião Romana.

Foi num dia frio e chuvoso de Outono, na Gália, que o tribuno Martinho seguia montado a cavalo quando encontrou um mendigo. Vendo o pedinte a tremer de frio e sem nada que lhe pudesse dar, pegou na espada e cortou o manto ao meio, cobrindo-o com uma das partes.

Mais à frente, voltou a encontrar outro mendigo, com quem partilhou a outra metade da capa.

Sem nada que o protegesse do frio, Martinho continuou viagem. Diz a lenda que, nesse momento, as nuvens negras desapareceram e o sol surgiu.

O bom tempo prolongou-se por três dias.

Na noite seguinte, Cristo apareceu a Martinho num sonho. Usando o manto do mendigo, voltou-se para a multidão de anjos que o acompanhavam e disse em voz alta: “Martinho, ainda catecúmeno [que não foi baptizado] cobriu-me com esta veste”.

A seguir a estes acontecimentos abandonou o Exército, foi baptizado por Santo Hilário de Poitiers, e dedicou a sua vida à oração e ascese, tornando-se eremita. Fundou um mosteiro em França (Ligugé) e, mais tarde e contrariado, foi aclamado Bispo de Tours.

Foi o grande evangelizador da França, grande pastor (disseminou a existência das paróquias para os fiéis viverem a fé localmente), fundador de mosteiros, formador de clérigos, defendendo sempre a causa dos pobres, oprimidos e deserdados.

Morreu em 397, e é no dia 11 de Novembro, data em que foi sepultado em Tours, que se comemora o dia de São Martinho.

Ficou conhecido por São Martinho de Tours.

Neste dia, aproveitando o “Verão de S. Martinho”, é tradição comerem-se castanhas assadas e beber-se jeropiga.

É o Santo Padroeiro da Guarda Suíça Pontifícia, a Guarda do Papa.

Miguel Villas-Boas | Plataforma de Cidadania Monárquica

Plataforma de Cidadania Monárquica

Sem comentários:

Enviar um comentário