♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

sábado, 19 de novembro de 2022

PAÍSES ONDE O PORTUGUÊS É LÍNGUA OFICIAL


Actualmente 9 países e 1 região autónoma têm o português como idioma oficial, mas apenas no Brasil, Portugal e em Angola ela é a língua primária.

A partir do século XV, os portugueses expandiram-se além da Península Ibérica, impondo seus costumes, arquitectura e língua pelo Mundo afora.

Visando estabelecer entrepostos de cana-de-açúcar e trabalho escravizado, principalmente no continente africano, firmando uma série de assentamentos.

Na África, em 1446 os portugueses estabeleceram-se na Guiné Bissau, Cabo Verde em 1457, Guiné Equatorial em 1471, Angola em 1482, São Tomé e Príncipe em 1485 e Moçambique em 1498.

Dentre esses, Guiné Equatorial foi cedido para os espanhóis em 1778, mas manteve seu legado português incluindo o idioma até hoje.

Na Ásia, no trajecto estabelecido para uma rota comercial para a Índia, inúmeros outros assentamentos portugueses foram fundados na Malásia, Índia e China, mas poucos mantiveram-se sujeitos à administração portuguesa nos séculos seguintes.

Timor-Leste foi ocupado em 1512, tornando-se colónia portuguesa em 1702 e independente em 1975. Em 7 de dezembro de 1975 foi ocupada pela Indonésia, emancipando-se em 2002.

Em Macau, os portugueses estabeleceram-se em 1553, mais tarde incorporando-o como parte do Reino de Portugal. Apenas em 1999 foi devolvida para a China como uma região autónoma, em termos que vigorarão até 2049.

Na região, apenas 0,7% da população usa o português como língua nativa e 4% o utiliza diariamente.

Há ainda falantes de português nas cidades de Damão e Diu, no estado de Goa (Índia), Malaca (Malásia), em enclaves na ilha das Flores (Indonésia), Batticaloa (Sri Lanka), em Aruba, Bonaire e Curaçao no caribe, mas em nenhum desses locais é a língua oficial.

Todos os países menos a região de Macau são membros da CPLP - Comunidade dos Países da Língua Portuguesa, fundado em 1996. 

Associação dos Autarcas Monárquicos

Sem comentários:

Enviar um comentário