♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

domingo, 13 de novembro de 2022

REAL CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA



O Club de Regatas Vasco da Gama gozou durante o Reinado de Sua Majestade Fidelíssima El Rei de Portugal D. Carlos I do Título de “Real Sociedade”.

Sua Alteza Real Dom Duarte, Duque de Bragança, Chefe da Casa Real Portuguesa renovou e conferiu em Fevereiro de 2017 o Patronato Régio ao clube a fim que o mesmo se possa intitular «Real Club de Regatas Vasco da Gama».

Num Ato histórico que teve lugar no dia 21 de Agosto de 2017, no fim da Solenidade da Assembleia Geral, o Presidente do Clube Eurico Miranda recebeu o Decreto de Alvará Régio conferindo ao Club de Regatas Vasco da Gama o título de “Real”.

Foi um feito alcançado ao fim de 109 anos sendo que já durante o reinado de S.M. El Rei D. Carlos I o Club havia pedido e usado tal designação a título provisório.

O documento, emitido em 1 de Fevereiro de 2017, tem a assinatura do Chefe da Casa Real Portuguesa, SAR Dom Duarte de Bragança, Duque de Bragança.

O Decreto de Alvará Régio que oficialmente conferia o título de “Real” a um dos mais conhecidos Clubes Portugueses do Mundo, era para ser entregue por S.M. El Rei D. Carlos I na visita que estava agendada para fazer ao Brasil em 1908. Infelizmente nesse mesmo ano deu-se o Regicídio a 1 de Fevereiro e depois em 1910 com a Implantação da República ficou o Club de Regatas Vasco da Gama à espera da entrega do tão desejado Alvará que até chegou a ser noticiado na Imprensa nacional e Brasileira da época.

Com a esperança renovada de ainda poder obter tal distinção junto do actual Chefe da Casa Real Portuguesa, a Direcção do Clube através do Presidente da APAM – Associação Portuguesa dos Autarcas Monárquicos, Eng.º Manuel Beninger, renovou o pedido à Casa Real e após uma investigação do Assessor do Departamento Histórico da Fundação D. Manuel II, Dr. Carlos Evaristo, ficou comprovada a aprovação dessa concessão por D. Carlos I, tendo sido emitido então finalmente o tão esperado Decreto de Alvará Régio, assinado por S.A.R. o Senhor Dom Duarte e impresso em papel timbrado antigo com as Armas Reais em alto relevo proveniente da Sala de Despacho Pessoal da Casa Civil de Sua Majestade.

https://www.facebook.com/Medalha120ClubDeRegatasVascoDaGama 


Associação dos Autarcas Monárquicos

Sem comentários:

Enviar um comentário