♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

terça-feira, 27 de dezembro de 2022

A TRADIÇÃO DA ÁRVORE DE NATAL


Em dias de Natal, muitos terão a sua casa embelecida com uma árvore de Natal, certamente decorada com os mais variados enfeites e adornos. Mas o que muitos talvez não saibam é que a tão comum tradição da árvore foi trazida para Portugal por um Rei-consorte cuja história a Nova Portugalidade já narrou, D. Fernando II.

Fernando Augusto de Saxe-Coburg-Gotha, marido da Rainha D. Maria II, foi Príncipe-consorte de Portugal desde o seu casamento, em 1836 e Rei-consorte desde o nascimento do seu primeiro filho, o futuro Rei D. Pedro V, em 1837.

Vindo de Coburg, na região alemã da Baviera, D. Fernando II inaugurou em Portugal uma tradição comum na sua terra, o de instalar uma árvore enfeitada na época natalícia. O costume seria também levado para Inglaterra pelo primo do Rei-consorte, o Príncipe Alberto, marido da Rainha Vitória.

Dotado de elevadas capacidades artísticas, como referimos quando a sua história aqui contámos, D. Fernando II tinha por hábito representar em gravuras as noites de Natal, que passava na companhia dos seus filhos e mulher.
Com esta pequena curiosidade, a Nova Portugalidade deseja a todos os seus seguidores um Santo e Feliz Natal, com a consciência de que os tempos são difíceis, mas que a luz da esperança nunca se apagará.


Nas imagens, uma reconstituição da árvore original realizada em 2019 pelo Palácio da Pena e uma das gravuras elaboradas por D. Fernando II.

Sem comentários:

Enviar um comentário