♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

sábado, 31 de dezembro de 2022

FALECEU, HOJE, NO MOSTEIRO MATER ECCLESIAE, O SANTO PADRE EMÉRITO BENTO XVI


 Hoje sábado 31 de Dezembro às 9:34hs, no Mosteiro Mater Ecclesiae no Vaticano, o Senhor chamou a si mesmo Santo Padre Emérito Bento XVI.



S.S. o Papa Emérito Bento XVI (Joseph Aloisius Ratzinger)
1927-2022
Académico com vasta obra de reflexão da teologia cristã, que alcançou as 600 publicações, admirador de Mozart, que, aquando das suas visitas a Salzburgo, escreveu:
"Foi ali que Mozart entrou até o fundo da minha alma. Não é um simples divertimento: a música de Mozart encerra todo o drama do ser humano"
No seu eterno descanso, tenho a certeza que velará por nós.


Deixou-nos, no dia de hoje, o Papa Bento XVI, aos 95 anos.
Nascido Joseph Aloisius Ratzinger, foi o 265° Papa da Igreja Católica e bispo de Roma de 19 de abril de 2005 a 28 de fevereiro de 2013, quando renunciou ao cargo, sendo sucedido pelo Papa Francisco.
Monsenhor João Clá Dias sempre gozou de sua amizade; quando Bento XVI subiu ao Sólio Pontifício, os vínculos que os Arautos do Evangelho e seu fundador tinham com o Sucessor de São Pedro tornaram-se indissolúveis.
As relações entre Bento XVI e Mons. João sempre se caracterizaram por um elevado sentido eclesial de ambas as partes, e pelo vínculo afetivo que se desenvolve nas amizades em cuja origem está o próprio Deus.
A condição de fundador e pai de incontável número de almas fez de Mons. João um discípulo atento aos rumos indicados pelo Santo Padre, desde o início do seu pontificado. Consciente de que o poder das chaves conta-se entre as prerrogativas mais sagradas postas por Deus em toda a criação, e que este confere a quem o detém uma dignidade a bem dizer ilimitada, nosso fundador empenhou-se em incutir naqueles que se orientavam pelos seus ensinamentos um amor incondicional ao Vigário de Cristo, unido ao acatamento entusiasmado de seu magistério.
Por sua vez, Bento XVI demonstrou ao longo dos anos uma consciência clara da autenticidade do carisma depositado pela Providência na alma de Mons. João, acompanhada por uma receptividade paternal para tudo o que dependesse de sua intervenção, desejando que os Arautos do Evangelho se institucionalizassem em plena conformidade aos desígnios do fundador.
Nosso sentimento hoje é de gratidão ao Pontífice. Rezemos por sua alma, e peçamos que Deus o acolha na Sua Glória.





PAPA BENTO XVI - Papa da Igreja Católica e bispo de Roma de 19 de Abril de 2005 a 28 de Fevereiro de 2013, e posteriormente Papa Emérito e Romano Pontífice Emérito da Igreja Católica. Em 2012 oficializou a sua abdicação. Desde a sua renúncia era Bispo emérito da Diocese de Roma.
Nascimento: 16 de Abril de 1927 (idade 95 anos)

Dia 2 de Janeiro

Missa de sufrágio pelo Papa Emérito Bento XVI

O Patriarcado de Lisboa vai celebrar Missa de sufrágio pelo Papa Emérito Bento XVI, falecido neste dia 31 de Dezembro, aos 95 anos.

A celebração vai ser presidida pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, no próximo dia 2 de Janeiro de 2023, segunda-feira, às 19h00, na Sé Patriarcal, anuncia uma circular da Vigararia Geral, enviada esta manhã ao clero.

Na nota, é ainda recomendado que, “nas igrejas, se dobrem os sinos a anunciar ao povo de Deus” a morte do Papa Emérito e são pedidas orações “pelo seu eterno descanso”.

“Rezemos pelo Papa Bento para que possa ouvir do Senhor o convite evangélico: entra na alegria do teu Senhor (Mt. 25,23)”, refere a circular, assinada pelo Vigário Geral, cónego Francisco Tito.


Lisboa, 31 de Dezembro de 2022

Caro Colega

Acabamos de saber que o Papa Emérito Bento XVI chegou ao termo dos seus dias e o Senhor Patriarca recomenda que, nas igrejas, se dobrem os sinos a anunciar ao povo de Deus a sua morte e lembrar a oração pelo seu eterno descanso. Recomenda ainda que nas celebrações de hoje e amanhã se façam suplicas por ele, também agradecendo a Deus o seu testemunho de “servidor da vinha do Senhor”. Anuncia que celebrará no próximo dia 2 às 19h00 na Sé, Missa de sufrágio para a qual o convida e pede que anuncie ao povo esta celebração para que possam nela participar. Lembro que deve trazer estola vermelha.

Rezemos pelo Papa Bento para que possa ouvir do Senhor o convite evangélico: entra na alegria do teu Senhor (Mt. 25,23).


Cón. Francisco Tito,
Vigário Geral

A primeira página da edição extraordinária do “L’Osservatore Romano”, datada de 31 de Dezembro de 2022



Nota
A Causa Real curva-se perante o Papa Emérito Bento XVI falecido neste dia último de Dezembro de 2022, associando-se ao luto da Igreja Católica, do Povo Cristão e aos Homens de boa vontade.
O Papa Bento XVI foi um grande professor e teólogo, grande homem do pensamento e da cultura, uma grande figura da Igreja, porém foi, acima de tudo, um grande apóstolo da Fé e testemunha exemplar da centralidade de Cristo, nestes tempos inquietantes, de grande desorientação humana e de enormes convulsões sociais, políticas e culturais que a Europa e o Mundo atravessam.
Assim se torna, pois, ainda mais valioso o legado filosófico, teológico e eclesial de Bento XVI, cuja vida consagrada nos aponta uma linha de rumo sempre renovada às circunstâncias da realidade presente, sempre leal às verdades da Fé de sempre, também muito em particular para nós Portugueses, cuja visita Papal de 2010 lembramos com saudade, onde teve também o Papa ocasião de se encontrar com meio cultural do nosso País, como habitualmente fazia nas suas visitas.
Portugal perdeu hoje, assim também, um grande amigo, mestre e guia.
É nosso pois nosso elementar dever evocarmos Sua Santidade o Papa Bento XVI, cuja dolorosa perda sentimos como um dos nossos e um dos maiores do nosso tempo, acompanhando as homenagens e orações de todos quantos se irmanam na despedida, nomeadamente de Sua Eminência o Cardeal Patriarca de Lisboa, dos Bispos e consagrados Portugueses, assim como do Povo em geral.

Sem comentários:

Enviar um comentário