♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

PRÍNCIPE DO GRÃO-PARÁ EM VISITA AO MUSEU DO TESOURO REAL PORTUGUÊS

👑
Na quarta-feira, dia 30 de Novembro, o Príncipe do Grão-Pará, Dom Rafael de Orleans e Bragança, visitou o Museu do Tesouro Real, no Palácio Nacional da Ajuda (chamado também de Paço de Nossa Senhora da Ajuda), em Lisboa, capital de Portugal. Lá estão expostas as Joias da Coroa Portuguesa, peças de joalheria, insígnias e paramentos usados pelos Reis de Portugal e seus familiares ao longo dos nove séculos (1139 a 1910) da Monarquia Portuguesa.


Dom Rafael pôde admirar a Coroa que o Rei Dom João IV – primeiro Soberano da Casa de Bragança e antepassado da Família Imperial Brasileira e da Família Real Portuguesa – pôs aos pés da Imagem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, dando a Ela o título de Rainha de Portugal, depois da Restauração da Independência de Portugal, ao fim da União Ibérica com a Espanha, em 1640. Desde então, os Reis de Portugal foram aclamados, mas não coroados.
O Príncipe viu ainda as insígnias de Grão-Mestre das Reais Ordens de Nosso Senhor Jesus Cristo, de São Bento de Avis, de Santiago da Espada, da Torre e Espada e de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, feitas, no Rio de Janeiro, para seu hexavô, o Rei Dom João VI; a maior insígnia existente da Ordem do Tosão de Ouro (a mais importante honraria da Espanha), também de Dom João VI; e o Colar da Imperial Ordem da Rosa de seu pentavô, o Imperador Dom Pedro I (Rei Dom Pedro IV de Portugal).

🏰
Construído entre 1795 e 1862, para servir como residência da Família Real após o grande Terremoto de 1755, que quase destruiu toda Lisboa, o Palácio da Ajuda atualmente é administrado pela Presidência da República Portuguesa e pelo Instituto de Gestão do Patrimônio Arquitectónico e Arqueológico de Portugal, e abriga, além do Museu do Tesouro Real, o Ministério da Cultura Português, a Direção do supracitado IGESPAR, a Biblioteca Nacional da Ajuda e a Galeria de Pintura do Rei Dom Luiz I.

Sem comentários:

Enviar um comentário