♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

sábado, 7 de janeiro de 2023

A COROA REAL PORTUGUESA

A Coroa Real Portuguesa foi obra do ourives régio António Gomes da Silva, no Rio de Janeiro, em 1817, e usada na aclamação do Rei Dom João VI no Brasil, em 1818.

Dom João VI assumiu o título de monarca após a morte de sua mãe, a rainha D. Maria I, em 20 de março de 1816.

A ascensão do Brasil à categoria de Reino Unido de Portugal e Algarves, em 1815, e a decisão de realizar a aclamação com pompa e circunstância, ainda que tardia, confirma o esforço do regente em manter distância das pressões europeias e, também, para reforçar o poder da monarquia portuguesa nesta nova era.

Atendendo à tradição da Casa de Bragança a coroa confeccionada no Rio de Janeiro foi usada na cerimónia de aclamação de todos os Reis de Portugal de Dom João VI até D. Manuel II.

D. João IV, primeiro rei da Dinastia de Bragança, oferecera a sua coroa a Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, e, louvor da Imaculada Conceição, como símbolo da realeza d'Ela sobre Portugal e em agradecimento pela proteção concedida por ocasião da Restauração de 1640. Por esta razão, os Monarcas deixaram de usar a coroa, não se realizando assim a cerimónia de coroação, mas apenas a de aclamação. Nesta, a coroa permanecia como símbolo real, sobre uma almofada.

Sem comentários:

Enviar um comentário