♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

D. JOÃO PECULIAR, O ARCEBISPO QUE COROOU DOM AFONSO HENRIQUES


D. João Peculiar nasceu em Coimbra, em data desconhecida, tendo estudado primeiramente nesta cidade e posteriormente na Universidade de Paris.

D. João Peculiar serie mestre-escola da Catedral de Coimbra, tendo acompanhado o Arcediago D. Telo a Roma, onde se encontraram com o Papa Inocêncio III. Após a viagem, o Papa concederia bulas em que recomendava os cónegos regrantes de Coimbra ao príncipe D. Afonso e ao bispo da diocese, a 20 de maio de 1135. Poucos dias depois, a 26 de maio, conceder-lhes-ia oficialmente proteção papal e isenção canónica.

D. João Peculiar tornar-se-ia Bispo do Porto no mesmo ano e Arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas em 1139.

O nome de D. João Peculiar ficaria para sempre registado na História portuguesa por ter sido quem coroou D. Afonso Henriques, primeiro Rei de Portugal, nas Cortes de Lamego.

O Arcebispo estaria sempre presente no processo de Reconquista, tendo assistido à conquista de Lisboa em 1147 e sagrado o seu novo Bispo, D Gilberto. Ficaria célebre o discurso que proferiu no dia anterior à conquista da cidade, a 30 de junho, perante o alcaide e outras autoridades da Lisboa muçulmana.

D. João Peculiar viria a falecer a 3 de dezembro de 1175, em Braga, tendo sido sepultado na Sé desta cidade.

Miguel Louro 

Sem comentários:

Enviar um comentário