♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

♚ | RIP REI CONSTANTINO II DA GRÉCIA


Sua Majestade o Rei Constantino II dos Helenos faleceu, ontem 10 de Janeiro de 2023, aos 82 anos.

Nascido Príncipe da Grécia e da Dinamarca, Constantino foi o último Rei da Grécia, cujo reinado durou de 6 de Março de 1964 até 1 de Junho de 1973. Membro da Dinastia Oldemburgo, era filho do Rei Paulo I da Grécia e da sua mulher a rainha-consorte Frederica de Hanôver.


Pela linha paterna, Constantino era primo do Príncipe Filipe, o Duque de Edimburgo através do seu bisavô; o Rei dos Helenos era descendente ainda do Rei Cristiano IX da Dinamarca e do Czar Nicolau I da Rússia. Através da sua mãe, Frederica de Hanôver, cuja mãe era a princesa Vitória Luísa da Prússia, a única filha do Kaiser Guilherme II, era descendente da Casa de Hanôver; assim, Sua Majestade, era, também, descendente da Rainha Vitória.


O Rei era casado, desde a 18 de setembro de 1964, com Ana-Marie da Dinamarca, irmã mais nova de Sua Majestade a Rainha Margarida II da Dinamarca, e, o casal tem cinco filhos. O Rei também é o único irmão homem da Rainha emérita Sofia de Espanha (nascida princesa Sofia da Grécia e Dinamarca), e têm também tem uma irmã mais nova, a princesa Irene da Grécia e Dinamarca.


O Rei Constantino II era padrinho do príncipe William, O Príncipe de Gales.


Nossos mais sinceros sentimentos à sua esposa Rainha Anne-Marie, e aos filhos o príncipe herdeiro Pavlos, a princesa Alexia, o príncipe Nikolaos, a princesa Theodora, e o príncipe Philippos, netos e entes queridos.

Requiescat In Pace, Vasileus ton Ellinon

| Plataforma de Cidadania Monárquica

Plataforma de Cidadania Monárquica




Rei Constantino da Grécia morre aos 82 anos

Com muita tristeza informamos que Sua Majestade o Rei Constantino II dos Helenos, o último Rei da Grécia, faleceu esta noite.

Sua alma está com Deus nada mais sofrerá e a memória dela será a eternidade !!

Estava internado há alguns dias nos cuidados intensivos do hospital privado Hygeia, em Atenas. Terá sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC), segundo a imprensa local. A família já tinha viajado para a capital grega.

A saúde do antigo monarca estava frágil. Tinha insuficiência respiratória e, no ano passado, chegou a estar internado devido a complicações provocadas pela covid-19.

Constantino foi educado num colégio interno e frequentou três academias militares e aulas de Direito. Praticou vários desportos, como vela e karaté.

Ascendeu ao trono como Constantino II, aos 23 anos, em 1964. Na altura já tinha alcançado uma medalha de ouro olímpica na vela.

Enquanto rei, foi controverso. No ano seguinte a chegar ao trono, perdeu bastante apoio ao estar envolvido em movimentos que derrubaram o Governo. Foi forçado ao exílio ao entrar em conflito com líderes militares. Nas décadas seguintes foram fugazes as visitas à Grécia.

Nasceu no dia 2 de junho de 1940, em Atenas. Era filho do príncipe Paulo, irmão mais novo do rei Jorge II, e da princesa Frederica de Hanôver. O antigo rei grego era irmão de Sofía, rainha emérita de Espanha. 

Associação dos Autarcas Monárquicos



A Juventude Monárquica Portuguesa assinala e lamenta o falecimento de Sua Majestade, Constantino II, Rei dos Helenos, aos 82 anos, em Atenas.
Filho do Rei Paulo I, Constantino foi o último monarca reinante da Grécia, entre 1964 e 1973, um período político conturbado, marcado, nomeadamente, por um golpe militar, pelo exílio do rei rumo ao Reino Unido, em 1967, e pelo fim da monarquia, em 1973. Anos depois, Constantino II voltaria à Grécia.


O último Rei dos Helenos era irmão da rainha emérita de Espanha, Sofia, e tio do actual monarca, Felipe VI. Era, ainda, sobrinho de Príncipe Filipe, Duke de Edimburgo e marido da Rainha Isabel II, amigo e primo do Rei britânico, Carlos III, e padrinho do seu filho Guilherme, o Príncipe de Gales. A mulher do falecido rei, Ana Maria, é irmã da rainha da Dinamarca, Margarida II.


Deixou cinco filhos - Alexia, Pavlos, Nikolaos, Theodora e Philippos - e nove netos.
A JMP endereça à família real e a toda a população grega as suas mais sinceras condolências.
Que a sua alma descanse em paz!

Sem comentários:

Enviar um comentário