♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

domingo, 12 de fevereiro de 2023

A POSSÍVEL DESTRUIÇÃO DA CAPELA DE NOSSA SENHORA DAS ANGÚSTIAS EM DAMÃO

Invade-nos a tristeza e um enorme pesar, a notícia da possível destruição da Capela de Nossa Senhora das Angústias em Damão, India.
Consta que o projecto de destruição, para no mesmo local construir um campo de futebol, parte da iniciativa do Administrador do distrito de Damão e Diu, o senhor Praful Pratel, que num acesso do mais puro modernismo, tão comum nos dias de hoje, valoriza mais o lazer, do que o alimento das almas.
Não podiamos, portanto, ficar de braços cruzados perante a perspectiva desta insanidade que, na opinião de alguns católicos de Damão resulta não só da necessidade de afirmação política do citado Administrador, mas também de uma vontade de branqueamento histórico, ao ser destruído um patrimonio centenário e religioso, ao eliminar mais um local de culto.
Foram assim enviadas missivas aos Senhores, Presidente da República, Ministro dos Negócios Estrangeiros e Embaixador da Índia em Lisboa, apelando aos seus bons ofícios para que seja possível conservar a Capela de Nossa Senhora das Angústias, à qual não se pode negar o seu valor histórico, cultural e de oração continuada, passados que são quatrocentos anos desde a sua edificação.
Entendemos por isso necessário e oportuno, juntar a nossa voz aos católicos de Damão, para a preservação deste património de valor inestimável.
A Capela de Nossa Senhora das Angústias é também, sem dúvida, um testemunho incontornável do génio português, da sua capacidade evangelizadora e civilizacional sempre que elevámos o nosso pensamento para o Absoluto; um marco que só pode continuar a enriquecer e estreitar os seculares laços que unem Portugal e a Índia.
Se no imediato, são estas as nossas iniciativas no plano temporal, continuaremos também, pela oração, a elevar as nossas súplicas à Virgem Maria, para que os homens não destruam o que com esforço foi erguido em sua Glória.
Por Deus, Pátria e Rei legitimo
(fotos via Lusa e DN)


 

Sem comentários:

Enviar um comentário