♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

MERCADO DA RIBEIRA, LISBOA


Desde sempre, Lisboa se afirmou como um lugar de encontro de mercadores e o local de chegada de mercadorias provenientes do Oriente, de África e do Brasil, comercializadas depois para o centro e norte da Europa. Nas ruas da cidade, vendiam-se bens essenciais, o que começou a causar alguma preocupação em termos de organização e levou à necessidade de criação de locais específicos para os mercadores. Foi assim que surgiu o Mercado da Ribeira Velha, na zona do Campo das Cebolas, onde se vendiam hortaliças, peixe e fruta.

Em 1766, depois do Terramoto, devido ao plano de reestruturação da cidade traçado por Marquês de Pombal, o mercado foi transferido para o Cais do Sodré, no local onde se encontra actualmente. Em 1771, o rei D. José mandou edificar o novo Mercado da Avenida 24 de Julho, para a venda de pescado fresco. Também conhecido como Mercado da Ribeira Nova, o espaço foi projectado pelo engenheiro Ressano Garcia, que construiu um edifício com estrutura de ferro com 10 mil metros quadrados e instalou um corredor central com água, que permitiu que se conservassem as mercadorias e que proporcionou a higienização das bancas.

Inaugurado a 1 de Janeiro de 1882, o mercado foi sofrendo sucessivas remodelações e ampliações. A 7 de Junho de 1893 um incêndio destruiu a parte do lado nascente do mercado, acabando por ser demolido em 1926. A reconstrução do mercado ficou concluída em 1930 e João Piloto foi o arquitecto encarregue da reedificação do espaço.

O Mercado da Ribeira reabriu ao público a 18 de Maio de 2014, após oito meses de obras.

No mercado se vende de tudo, desde peixes, polvos e mariscos frescos, frutas maravilhosas da estação, muitos produtos portugueses e flores cheirosas.

Actualmente existe o Time Out Market Lisboa, que é uma área que reúne mais de 30 dos melhores restaurantes e chefs de cuisine de Lisboa e comporta mais de 750 pessoas.
Data: 1890
📸: (Varinas no terreiro da Ribeira Nova)
Louis Levy, in AML.

Momentos de História e Memória

Sem comentários:

Enviar um comentário