♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

PADRE ANTÓNIO VIEIRA


António Vieira nasceu a 6 de fevereiro de 1608, na freguesia da Sé, em Lisboa.

"Todos imos embarcados na mesma nau, que é a vida, e todos navegamos com o mesmo vento, que é o tempo."

- António Vieira, in 'Sermões'

Mais conhecido como Padre António Vieira, foi uma das figuras mais influentes da política e oratória do século XVII, destacando-se como missionário em terras brasileiras. Em 1619, após desembarcar com a família em Salvador da Bahia, Brasil, frequentou ao Colégio dos Jesuítas. Em 1633 pregou o primeiro sermão público e no ano seguinte foi ordenado sacerdote.

Na qualidade de missionário, defendeu incansavelmente os direitos dos povos indígenas - que o chamavam de "Paiaçu" (“Pai Grande” em Tupi) - combatendo a sua exploração e escravização enquanto fazia a sua evangelização. Nas suas viagens entre o Brasil, Portugal e o Vaticano, defendeu também os judeus, a abolição da distinção entre cristãos-novos e cristãos-velhos e a abolição da escravatura. Criticou ainda severamente os sacerdotes da sua época e a própria Inquisição.

Em 1644 recebeu o título de “Pregador de Sua Majestade” e foi nomeado conselheiro de D. João IV, sendo enviado como embaixador em diversas missões diplomáticas. Na literatura, os seus sermões são considerados de grande importância no barroco português e brasileiro.

Morreu a 18 de julho de 1697, aos 89 anos em Salvador da Bahia.

📸 Padre António Vieira, pintura a óleo; Biblioteca Nacional de Portugal
 

Sem comentários:

Enviar um comentário