♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

domingo, 5 de fevereiro de 2023

PANTEÃO REAL DA DINASTIA DE BRAGANÇA

O Panteão Real da Dinastia de Bragança situa-se no antigo refeitório do Mosteiro de São Vicente de Fora, em Lisboa. Os túmulos, são na sua maioria gavetões de mármore localizados nas paredes laterais da sala.

Em destaque estão os túmulos de D. João IV, de D. Carlos I, da rainha D. Amélia, do príncipe herdeiro D. Luís Filipe e de D. Manuel II.

A dinastia de Bragança foi iniciada com o rei D. João IV e terminou com o rei D. Manuel II em 5 de Outubro de 1910, com a proclamação da República.

O panteão foi criado em 1855 por iniciativa do rei D. Fernando II, que mandou para aqui transferir os túmulos que se encontravam numa pequena dependência junto da capela-mor da igreja.

O aspecto actual data de 1933, altura em que também foi colocada uma estátua de uma mulher junto dos túmulos de D. Carlos I e do filho D. Luís Filipe, simbolizando a pátria a chorar por aqueles que foram mortos no regicídio de 1908.

Nem todos os Bragança estão aqui sepultados.

É o caso de:

- D. Maria I, que se encontra na Basílica da Estrela;

- D. Pedro IV de Portugal que foi Imperador D. Pedro I do Brasil, trasladado do Panteão para o Monumento do Ipiranga em São Paulo, Brasil, e cujo coração se encontra na capela-mor da Igreja da Lapa, no Porto, por expressa vontade do próprio.

- A rainha D. Maria Pia, que ainda jaz no Panteão dos Sabóias, na Basílica de Superga em Turim, Itália.

Fotos: José Verissimo - 2016 

Sem comentários:

Enviar um comentário