♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

QUITUBIA: UM HERÓI DE ANGOLA NA LITERATURA PORTUGUESA


Domingos Ferreira Assunção, o capitão mor de Ambaca conhecido pela alcunha de "Quitubia" ( que significa "Fogo" no dialeto Quimbundo) foi descrito em 1759 pelo Governador Geral de Angola António de Vasconcelos como: "O filho de uma mulher negra e pai mulato, criado a maneira dos negros do sertão, era sobrinho da Rainha Ginga de Matamba, e foi convidado inúmeras vezes para ser Rei por causa de seu sangue real"

Em 1773 durante a chamada grande "Guerra Preta" contra o Reino de Matamba, "Quitubia" lutou e derrotou a sua própria tia, a Rainha Ginga de Matamba pelo domínio dos Sertões de Angola.

Anos depois em 1791 o Capitão e Herói de Guerra Angolano foi homenageado por um dos primeiros poetas românticos brasileiros José Basílio da Gama, seu último poemeto heróico entitulado "Quitubia", que se trata de uma das primeiras obras literárias em referência a um líder nativo da África Portuguesa. Seu epigrafo "Faccia pompa d'Eroi l'Africa ancora" (Mostremos que a África também seus heróis) é uma citação da ópera "Attilia Regola" sobre a conquista romana da África do Norte:

"É teu Brasão a tua Lealdade:
O Título, que tens, deu-to a Vitória:
C'o teu sangue compraste a tua glória.
Que ainda que essa cor escura o encobre,
Verteste-o por teu Rei; é sangue nobre."

Após derrotar a Rainha de Matamba, Quitubia foi a Lisboa onde foi recebido por um emocionado Marques de Pombal e pela Rainha Maria I onde foi Homenageado em uma pomposa cerimônia.

Mais célebre por seu poema épico "O Uraguai," de 1769 em homenagem ao líder Guarani "Sepé Tiaraju" Gama é investido como patrono da cadeira 4 da Academia Brasileira de Letras

Fonte: Cross-Cultural Exchange in the Atlantic World: Angola and Brazil. Por Roquinaldo Ferreira, Roquinaldo Amaral Ferreira.

Sem comentários:

Enviar um comentário