♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

sábado, 18 de fevereiro de 2023

SÃO TEOTÓNIO, O PRIMEIRO SANTO PORTUGUÊS


Segundo a tradição, S. Teotónio nasceu em Ganfei, concelho de Valença, no Minho, em 1082. Foi confiado aos cuidados de seu tio, Crescêncio, bispo de Coimbra. Em Viseu, foi ordenado presbítero onde foi prior da Sé. Neste cargo, usou de grande influência a favor do infante Afonso Henriques na luta pela independência contra sua mãe D. Teresa. Duas vezes foi a Jerusalém e aí aprendeu o desapego pelas coisas do mundo. Quiseram que ele fosse superior da comunidade dos cónegos regrantes de Santo Agostinho em Jerusalém mas ele recusou, regressando a Portugal.

Foi convidado pelo arcebispo de Coimbra a fundar naquela cidade uma nova congregação de frades agostinhos, aquilo que se veio a tornar o mosteiro de Santa Cruz, do qual Teotónio foi eleito primeiro prior. Exerceu as suas funções, dando exemplo grandioso de virtudes, entre as quais sobressaía o sua humildade, austeridade e caridade para com os pobres. Por sua intercessão, o Senhor operava um grande número de prodígios. A sua proximidade com D. Afonso Henriques tornou-o conselheiro espiritual do rei e da rainha, exortando-os à prática da caridade para com os vencidos nas batalhas e nos ataques aos castelos. Entre os seus amigos pessoais contava-se S. Bernardo de Claraval.

Em 1152 renunciou ao priorado de Santa Cruz e, em 1153, ao bispado de Coimbra, para que tinha sido convidado pelo Papa. Morreu em 1162 e a sua partida para a casa do Pai foi acompanhada, segundo a tradição, de sinais no céu e de prodigiosos milagres. Foi canonizado um ano após a sua morte.



IGREJA CELEBRA SÃO TEOTÓNIO, PRIMEIRO SANTO PORTUGUÊS

Imagem
Crossa de báculo de S. Teotónio
1150-1200
Museu Nacional Machado de Castro
A Igreja Católica assinala este sábado, 18 de Fevereiro, os 861 anos da morte de S. Teotónio (1162), considerado o primeiro santo português, nascido provavelmente em Ganfei, Valença do Minho, na diocese de Viana do Castelo, cerca do ano 1082.

Quando D. Crescónio, seu tio, foi nomeado bispo de Coimbra, levou-o consigo para esta cidade e confiou ao arcediago D. Telo a sua formação nas disciplinas eclesiásticas. Depois de ordenado sacerdote, foi nomeado prior da Igreja da Sé de Viseu.

Fez duas peregrinações à Terra Santa. No regresso da segunda, insistentemente convidado por D. Telo e outros dez homens de grande virtude, fundou com eles o mosteiro da Santa Cruz em Coimbra, de que foi primeiro prior, membro eminente e muito admirado, nomeadamente por S. Bernardo de Claraval. Renunciou ao cargo nos últimos anos de vida para se dedicar à vida contemplativa.

Teotónio assumiu especial protagonismo nos alvores da nacionalidade, como conselheiro de D. Afonso Henriques, que não se coibiu de admoestar, nomeadamente quando os moçárabes (cristãos que viviam sob o domínio árabe) da região de Lisboa foram reduzidos à escravidão pelo primeiro rei português.

Imagem 
S. Teotónio celebrando diante de D. Afonso Henriques (Simão Álvares?, séc. XVIII, Museu de Alberto Sampaio)

O padre minhoto interpelou duramente D. Afonso Henriques e os seus homens por terem arrastado consigo para Coimbra, como cativos e escravos, mais de um milhar de moçárabes. O prior obrigou o rei a conceder-lhes a liberdade e ofereceu-lhes pousada nas dependências do mosteiro.

Teotónio viria a participar no processo político-religioso que levaria ao reconhecimento da independência do reino de Portugal pelo Papa Alexandre III, em 1179.

A iconografia atribui-lhe a mitra e o báculo, não pelo episcopado, que recusou apesar de insistentemente convidado para bispo de Viseu, mas pela missão de abade.

História Religiosa de Portugal, Secretariado Nacional de Liturgia, agências
© SNPC 


SÃO TEOTÓNIO - 18 de fevereiro.

São Teotónio foi o primeiro santo português. Nasceu em Valença em 1082 e faleceu em Coimbra em 1162, precisamente no dia 18 de fevereiro, dia em que é celebrado. Foi canonizado no ano seguinte à sua morte.

Nascido numa família nobre do Alto Minho, Teotónio foi uma alta figura na sociedade portuguesa, sendo amigo e aliado de Afonso Henriques, tendo ajudado a destronar a Infanta Dona Teresa de Leão, a qual terá excomungado, assegurando-lhe que "a única Senhora digna desse Título era a Nossa Senhora."

Foi um dos fundadores do Mosteiro de Santa Cruz em Coimbra, onde foi prior e onde foi sepultado, perto do amigo Dom Afonso Henriques. Senhor de grande humildade, honestidade e de sede de justiça, recusou por duas vezes ser bispo e andou em peregrinação pela Terra Santa, sendo-lhe apontada a realização de um milagre no Mar Egeu.

São Teotónio ficou para a história como um grande reformador da vida religiosa no reino nascente de Portugal. É o padroeiro de Viseu, de Valença e de São Teotónio, em Odemira, a freguesia mais extensa de Portugal.

São Teotónio, rogai por nós.

📸 Estátua de São Teotónio e a Capela do Bom Jesus, em Valença do Minho. 

Sem comentários:

Enviar um comentário