♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

terça-feira, 28 de março de 2023

D. AFONSO HENRIQUES E O MOSTEIRO DE SANTA CRUZ EM COIMBRA

O Mosteiro de Santa Cruz foi fundado em 1131 com o apoio de D. Afonso Henriques, em Coimbra, que era, à época, capital do Condado Portucalense.
A ordem monástica deste mosteiro eram os Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, que mantiveram sempre uma forte ligação a D. Afonso Henriques e à realeza portuguesa.
Esta ligação manifestar-se-ia novamente aquando da conquista da cidade de Lisboa aos mouros em 1147. Apoiando a fundação de um novo mosteiro na cidade recém-conquistada, D. Afonso Henriques acabaria por entregar o Mosteiro de São Vicente de Fora também aos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho. Inclusive, o edifício original teria parte da sua arquitetura inspirada no de Santa Cruz de Coimbra.
Curiosamente, o mosteiro lisboeta que foi baseado no de Santa Cruz de Coimbra, primeiro panteão real, viria a albergar, séculos mais tarde, o último panteão real.
Nos azulejos da Portaria do Mosteiro de São Vicente de Fora, encontra-se representada a história da fundação do mosteiro. História essa, que começa precisamente com uma representação de D. Afonso Henriques no Mosteiro de Santa Cruz em Coimbra, onde os monges se despedem do rei que se prepara para partir à conquista de terras aos mouros. De facto, foi na sequência destas conquistas que surgiu o Mosteiro de São Vicente de Fora.
Pormenor painel de azulejos: D. Afonso Henriques e os monges, c.1710, da autoria de Manuel dos Santos.📷

 

Sem comentários:

Enviar um comentário