♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

domingo, 12 de março de 2023

FALECEU ALEXANDRE PATRÍCIO GOUVEIA, CRIADOR DA FUNDAÇÃO BATALHA DE ALJUBARROTA


Faleceu, hoje, vítima de doença, o Dr. Alexandre Patrício Gouveia, membro da Direcção da Sociedade Histórica da Independência de Portugal. Prestou excelentes serviços a Portugal. Fará muita falta, a vários títulos. Foi um grande português e um dedicado cidadão.

Pessoa muito generosa, ajudou muita gente e diversas entidades ao longo da sua vida, pondo sobretudo essa generosidade ao serviço das causas que animava e dos valores que defendia. Apoiou e serviu exemplarmente esta nossa casa e o Movimento 1.º de Dezembro. Mas o seu mais alto e brilhante serviço patriótico está corporizado na  Fundação Batalha de Aljubarrota, que concebeu, fundou e presidiu até à sua morte. A Fundação não cuidou apenas da recuperação, preservação, classificação, valorização e divulgação deste campo de batalha memorável, com seu Centro de Interpretação. A Fundação foi o epicentro de um mais vasto trabalho notável de demarcação e classificação de campos de batalha históricos para a liberdade colectiva de Portugal e nossa independência nacional, no fim do século XIV (Atoleiros, Aljubarrota e Trancoso) e em meados do século XVI (Linhas de Elvas, Ameixial e Montes Claros). Portugal fica a dever esta recuperação monumental principalmente ao dedicado patriotismo de Alexandre Patrício Gouveia.

A Sociedade Histórica está de luto. Dias 13 e 14 de Março, a bandeira estará a meia-haste no Palácio da Independência.

As cerimónias fúnebres decorrerão na Basílica da Estrela, onde o corpo estará em câmara ardente, a partir das 18:00 horas de segunda-feira. Às 13:00 horas de terça-feira, será celebrada missa de corpo presente, saindo o funeral, às 14:00 horas, para Vila Nogueira de Azeitão.



O gestor e político Alexandre Patrício Gouveia morreu este domingo aos 71 anos.

Alexandre Patrício Gouveia, gestor e ex-dirigente do PSD, morreu este domingo aos 71 anos, avançou o DN, tendo o Observador confirmado a informação.

Foi administrador do El Corte Inglés em Portugal, foi vice-presidente do Banco Chemical Portugal, entre outros lugares de gestão. Licenciado em Ciências Sociais e Políticas e em Gestão de Empresas, foi adjunto para os Assuntos Económicos no gabinete do primeiro-ministro Pinto Balsemão entre 1981 e 83, ano em que passou a adjunto do gabinete do ministro do Comércio Álvaro Barreto, onde ficou um ano.

Irmão de António Patrício Gouveia e Teresa Patrício Gouveia nunca deixou de tentar descobrir o que aconteceu em Camarate, no acidente de avião que vitimou o irmão, que ia na comitiva de Sá Carneiro e Amaro da Costa, que morreram naquele 4 de dezembro de 1980. Pinto Balsemão foi um dos seus alvos, já que contestou a sentença de queda acidental do avião que o Governo de então considerou. Para Patrício Gouveia não terá sido um acidente, mas um atentado.

Atualmente era presidia à Fundação Aljubarrota. Foi comentador e escreveu vários artigos de opinião no Observador.

O Presidente da República já reagiu, dizendo que Alexandre Patrício Gouveia “transformou em causa da sua vida a identidade histórica e cultural de Portugal, tendo, em particular, sido inspirador e Presidente da Fundação Batalha de Aljubarrota, que, para além do centro interpretativo da batalha, tem desenvolvido relevantes atividades culturais e educativas”.

O velório de Alexandre Patrício Gouveia decorre esta segunda-feira na Basílica da Estrela, a partir das 18 horas, segundo o DN.


Sem comentários:

Enviar um comentário