♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

sábado, 18 de março de 2023

JACQUES DE MOLAY, O ÚLTIMO GRÃO MESTRE DOS CAVALEIROS TEMPLÁRIOS

📸 Placa ainda hoje presente, assinalando o lugar da execução de Jacques de Molay, na Île de la Cité, em Paris. 

Precisamente neste dia, a 18 de Março de 1314, ocorreu um dos acontecimentos mais misteriosos e ao mesmo tempo dramáticos da Idade Média.

Nesta data foi queimado na fogueira em França, o último mestre da Ordem dos Templários Jacques de Molay. E o Rei de França, Filipe o Belo, fez questão de o presenciar pessoalmente. E as extraordinárias implicações que isto teve, inclusive para Portugal...

Esta história começou um pouco antes, numa Sexta-Feira 13, em Outubro de 1307. Neste dia, começou a perseguição à Ordem do Templo, ficando a Sexta-Feira 13 associada para sempre como o dia de azar. Tal facto aconteceu por diversos motivos, complexos de descrever, mas um deles será devido à Ordem do Templo ser um forte credor de França, na altura a braços com uma grave crise.

Não deixa de ser extraordinário, o facto de uma Ordem que foi criada apenas com 9 cavaleiros, ter-se tornado na Ordem mais poderosa do planeta, durante mais de 200 anos. Respondiam apenas perante o Papa e não deviam lealdade a nenhum Rei. Nove cavaleiros esses que passaram imenso tempo nas ruinas do Templo de Salomão, para entre outras coisas, procurar informação relativa ao cristianismo primitivo. Certo é que escreveram para São Bernardo de Claraval, afirmando terem encontrado algo de valor incalculável, que nunca se soube ao certo o que foi, tendo daqui nascido lendas que teriam encontrado ou o Santo Graal, ou a Arca da Aliança...

Facto: A partir dai, a Ordem e o seu poder cresceram de maneira extraordinária.

No fim de linha, possuíam uma enorme fortuna. Parte dessa fortuna, desapareceu misteriosamente com o fim da Ordem. Depois da extinção da Ordem é facto que os Templários que não foram queimados na fogueira, fugiram para diversos locais, onde um deles foi certamente Portugal.

D. Dinis, desafiando em certa medida a ordem internacional concedeu-lhes abrigo, basicamente mudando o nome da Ordem dos Templários em Portugal, para Ordem de Cristo.

Sensivelmente a partir do fim da Ordem do Templo e do inicio da formação da Ordem de Cristo, Portugal dava inicio à sua expansão marítima e à posterior formação do seu Império, com a Cruz de Cristo sempre presente nas Caravelas Portuguesas...

Mas isso já é outra história... 
🙂


A MALDIÇÃO DE JACQUES DE MOLAY:

Diz a lenda que nas suas últimas palavras Jaques de Molay lançou uma terrível maldição aos seus algozes, "...convocando Filipe e Clement para encontrá-lo dentro de um ano e um dia perante Deus, para serem julgados por seus crimes..."

Seja a lenda verdadeira ou não, no exacto período de tempo descrito por Jaques de Molay ambos os responsáveis pelo fim dos templários estavam mortos.

"Não por nós Senhor, não por nós, mas para a maior glória de Teu Nome."



 


O suplício físico de Jacques de Molay

O suplício físico de Jacques de Molay, impotente para produzir nenhum resultado mais que baixamente material, desencadeou sobre a Igreja as forças mágicas que essa acção material era incompetente para dominar, servindo só para as desencadear. E o pior foi que o processo de imolação fosse pelo Fogo, isto é, pelo Elemento da Ordem. Assim, para falar um pouco obscuramente, o que era Adepto Exempto, em vez de passar a Mestre do Templo, foi erguido a Mago, e, apto a pronunciar a Palavra da Era, pronunciou-a como Irmão Negro, e contra a Igreja. Toda a civilização moderna, desde a Reforma aos nossos tempos, no que é oposição à Igreja e conspurcação dela e dos seus princípios, é a vingança encarnada de Jacques do Molay. A fogueira em que foi queimado o Grão-Mestre dos Templários foi o lume que ateou o incêndio em que hoje todos ardemos.

Num ponto, porém, a vingança de Molay, operando per vias inferiores, caiu no mesmo erro em que haviam caído os seus algozes. Foi quando D. Sebastião, AE [Adepto Exempto], foi feito cair em Alcácer Quibir. Caiu pela espada, isto é, pela Terra, e o erro foi o mesmo que o de fazer Molay cair pelo Fogo, porque de igual natureza. No mesmo modo o Adepto Exempto ascendeu a Mago, queimando o grau intermédio, e pronunciou, no tempo dado, a Palavra de Era seguinte.
s.d.
Fernando Pessoa e a Filosofia Hermética



Sem comentários:

Enviar um comentário