♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

quinta-feira, 16 de março de 2023

O DRAGÃO E A MONARQUIA PORTUGUESA

📷 Pormenor do túmulo de D. João IV. 

O túmulo de D. João IV no Panteão dos Bragança foi encomendado por D. Pedro II ao arquitecto João Nunes Tinoco e foi concluído em 1671. O túmulo, encimado pelas armas reais da dinastia, assenta sobre seis dragões alados. Esta associação entre o dragão, ou serpes, à realeza portuguesa encontra-se expressa em iconografia diversa, desde gravuras a esculturas. O dragão é símbolo da monarquia portuguesa, representando poder e nobreza.

Mas quando começou esta associação?

O dragão associado às armas de Portugal existe, pelo menos, desde o reinado de D. João I, o que levanta a hipótese de este ser lendário ter sido introduzido por influência inglesa. Existe, porém, outras hipóteses levantadas por alguns autores, remetendo o dragão ou serpente alada para tempos anteriores à própria nacionalidade e mesmo à ocupação romana da Península Ibérica. Exemplo disso, seriam os Ofis, povo que, segundo os gregos antigos, habitaria regiões que fazem hoje parte do Norte de Portugal, e que veneravam serpentes. Ofiússa, nome dado a essa terra, significava “Terra de Serpentes”.

São muitas as hipóteses e poucas as certezas que explicam a utilização do dragão como símbolo de Portugal. O que é certo, é que foi amplamente difundido no século XVII pela propaganda pós-Restauração da Independência projectada pelos Bragança, onde o dragão de Portugal rivalizava com o leão de Espanha. O que explica, a presença deste símbolo no túmulo do fundador da dinastia.

Sem comentários:

Enviar um comentário