♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

terça-feira, 21 de março de 2023

O ELEFANTE DE VERSALHES: UM PRESENTE VINDO DE ANGOLA AO REI LUÍS XIV


O final do Século XVII marcou a aproximação Diplomática entre a França e Portugal que lutava por sua Independência da Coroa de Espanha.

Para demonstrar a nova amizade entre Portugal e França, o Rei Afonso VI, solicitou a compra de um elefante do sexo feminino a André Vidal de Negreiros, Governador de Luanda entre 1661 e 1666.

Conhecido simplesmente como "L'Éléphante de Louis XIV" ("O Elefante de Luís XIV") o animal de grandes proporções foi transportado para Lisboa em 1667 e levado para França no mesmo ano como um presente ao Rei Luís XIV.

É o único elefante africano cuja presença é atestada na Europa entre 1483 e 1862.

O elefante, instalado no zoológico real de Versalhes, morreu 13 anos depois, em 1681. Sabemos que era alimentado diariamente por seu domador português, chamado de "Diego o Mulato" com 80 quilos de pão, 12 litros de vinho, uma grande porção de sopa de legumes com pão e arroz.

Após sua morte em 1681, o elefante foi dissecado por Claude Perrault. Os resultados da análise foram publicados apenas em 1734.

Seu esqueleto, está agora exposto no Museu Nacional de História Natural, na Galeria de Anatomia Comparada em Paris. A única representação Artística do Elefante está no Grão Palácio de Malta, na Itália, uma tapeçaria Francesa do Século XVII. 

Sem comentários:

Enviar um comentário