♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

quarta-feira, 15 de março de 2023

O REI JOÃO DE AVIS NA BATALHA DE ALJUBARROTA (1385), DE ACORDO COM O CRONISTA JEAN FROISSART


"O rei de Portugal estava montado em um courser alto, todo enfeitado com as armas de Portugal, e o seu estandarte erguido diante dele: ele estava muito satisfeito ao ver a derrota de seus inimigos, e para encorajar seus homens e por deleite próprio, ele gargalhou bem alto [...] E assim o rei de Portugal encorajou seus homens, que lutaram valentemente, tendo enfrentado os primeiros atacantes dentro de seu forte e matando um grande número deles.
[...]
O sol agora estava se pondo, quando o rei de Castela avançou em uma marcha poderosa, com estandartes de pé, e em cavalos arsenados, gritando: "Castela!" e entrando na passagem fortificada. Eles foram recebidos com lanças e machados de guerra, e a primeira rajada de flechas feriu gravemente seus cavalos, lançando-os em confusão, e muitos foram feridos ou abatidos.
[...]
A batalha prosseguia com violência, muitos sendo derrubados no chão e os portugueses em desvantagem. Eles foram forçados a lutar valentíssimamente, ou do contrário seriam subjugados, devendo sua segurança à impossibilidade de serem atacados senão em um único fronte. O rei de Portugal desmontou e, tendo pego seu machado de batalha, se posicionou na passagem, onde ele realizou muitos feitos, derrubando três ou quatro dos mais robustos entre os inimigos, de tal forma que ninguém ousava se aproximar dele.

Os espanhóis tiveram uma tarde árdua de trabalho, e a maré da guerra estava fortemente contra eles: todos os que por coragem, ou por vontade de se distinguir, entraram no forte dos lisboetas, foram despedaçados; pois eles não queriam resgatar ninguém, fosse pobre ou nobre (tais tinham sido suas ordens), nem se sobrecarregariam com prisioneiros. Muitos dos nobres de Castela foram mortos: [Froissart prossegue com uma lista de 9 barões castelhanos relevantes] e com mais de sessenta barões e cavaleiros da Espanha. Não houve nem na batalha de Najara, quando o príncipe de Gales derrotou o rei D. Henrique, tantos nobres de Castela mortos como nesta batalha de Aljubarota, que foi num sábado, festa de Nossa Senhora, em agosto 1385."

Fonte: The Chronicles of Jean Froissart, ed. MUHLBERGER, Steve. The Battle of Aljubarrota (1st version). Nipissing University.
 

Repensando a Idade Média

Sem comentários:

Enviar um comentário