♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

terça-feira, 28 de março de 2023

REAL DA MADEIRA E PORTO SANTO ORGANIZOU O "JANTAR DO SENADO"


No início de cada ano, a Real Associação da Madeira e do Porto Santo organiza o chamado ‘Jantar do Senado’, para comemorar a reunião do Senado da Câmara do Funchal no dia 13 de Janeiro de 1641, onde os Três Estados (Povo, Clero e Nobreza) debateram e votaram a posição a assumir perante os acontecimentos de 1 de Dezembro de 1640. Como resultado dessa reunião e votação, foi decidido aclamar Dom João de Bragança como Rei de Portugal (Dom João IV). O arquipélago da Madeira ficou para a história como o primeiro território ultramarino português a aclamar o monarca.

Em 2023, o Jantar do Senado teve lugar no restaurante Il Vivaldi onde os membros da Real Associação da Madeira e do Porto Santo se juntaram para celebrar a Restauração da Independência, ouvir a leitura da Mensagem do 1º de Dezembro de S.A.R. o Duque de Bragança, debater e enaltecer o Desígnio Nacional, no contexto da actual crise mundial.

Em nome da Direcção, agradeço a todos os que participaram e contribuíram para o que foi um debate animado e pertinente, reflectindo em conjunto, sobre o contributo que podemos dar, individual e colectivamente, para promover a recuperação económica e social - sustentável a todos os níveis -, da Madeira e do Porto Santo.

Agradeço em particular aos membros da Direcção da RAMPS que muito se empenharam para concretizar este evento.

Reais saudações,

O Presidente da Direcção,

João Carlos da Cunha Paredes













Sem comentários:

Enviar um comentário