23º CONGRESSO DA CAUSA REAL

LEI DO PROTOCOLO DO ESTADO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

terça-feira, 8 de setembro de 2015

S.A.R. D. DUARTE DE BRAGANÇA CONSAGRA FILHO AFONSO A NOSSA SENHORA DA LAPA

D. Duarte de Bragança consagra filho Afonso a Nossa Senhora da Lapa

O Concelho de Sernancelhe recebeu, nos dias 5 e 6 de Setembro, os Duques de Bragança. O motivo da visita foi a consagração de Príncipe Afonso de Bragança a Nossa Senhora da Lapa, no Santuário da Lapa, cumprindo-se assim uma tradição de séculos e que dá continuidade ao acto praticado pelos príncipes e princesas da Beira ao atingirem a maioridade. No dia 5, Dom Duarte de Bragança e o Príncipe Afonso foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Dezassete anos depois da última visita ao Concelho, D. Duarte de Bragança regressou a Sernancelhe para consagrar o seu filho Afonso à Senhora da Lapa, escolha justificada com a ligação secular àquele santuário mariano, e que é um símbolo do culto religioso no nosso país. Álvaro Menezes, da Real Associação de Viseu, e Professor Doutor Carvalho Rodrigues foram os padrinhos.

No dia 5, na sede do Concelho, D. Duarte de Bragança e o Príncipe Afonso foram recebidos no Salão Nobre dos Paços do Concelho, visitaram o Centro Histórico de Sernancelhe, o Museu Paroquial Padre Cândido, a Igreja Românica e a Biblioteca Municipal Abade Vasco Moreira, cabendo ao Rancho Folclórico de Sernancelhe a interpretação de músicas e danças tradicionais do Concelho.

O Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, Carlos Silva Santiago, lembrou na recepção aos monarcas a história do Concelho, agradecendo pela distinção da escolha do Concelho para a realização desta cerimónia: "É pois feliz a escolha da data para a Consagração, coincidindo com a terceira grande romaria da Lapa, a peregrinação do Minho, muito honrando a Sernancelhe acompanhar e testemunhar a União Suprema de Sua Alteza Real O Infante Dom Afonso de Santa Maria à Irmandade de Nossa Senhora da Lapa, numa manifestação de grande autenticidade e tradição".

No dia 6, na Lapa, Aldeia de Portugal, decorreu a cerimónia de consagração. No interior da Igreja mais de uma centena de convidados assistiu ao momento, seguido também no exterior por centenas de pessoas através de um ecrã gigante. No templo, D. Afonso de Santa Maria cumpriu um ritual de séculos, ajoelhado perante o altar de Nossa Senhora da Lapa, a quem pediu auxílio e orientação para a sua vida.

Padre Alves Amorim, Reitor do Santuário, completou a cerimónia com a oferta de uma medalha e de uma imagem de Nossa Senhora da Lapa ao Príncipe da Beira, gesto retribuído pelo monarca ao oferecer ao Reitor uma medalha do seu baptismo. A assinatura do livro de honra foi o último acto da cerimónia de consagração, tendo sido testemunhado pelo Presidente da Câmara e pelo Presidente da Assembleia Municipal, presidentes de Junta de Freguesia do Concelho, entre tantas outras entidades locais e regionais.

Seguiu-se a procissão, acompanhada por milhares de visitantes, rumo ao espaço da missa campal, presidida por Monsenhor Cândido Azevedo, que classificou este dia como histórico para a Lapa e para Sernancelhe.

http://www.cm-sernancelhe.pt/noticias/174-noticias-2015/818-d-duarte-de-braganca-consagra-filho-afonso-a-nossa-senhora-da-lapa

Sem comentários:

Enviar um comentário