♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

sábado, 2 de novembro de 2013

EM NOVEMBRO, AOS DOMINGOS NA ANTENA 2: HISTÓRIAS DE PORTUGAL

Domingo às 13h00

Périplo por pontos diversos do território Hispânico, em tempos medievais, o programa Histórias de Portugal – treze episódios emitidos aos domingos, pelas 13 horas de Lisboa - traz História como ciência em relato fluido e acessível acompanhado de Música Antiga escolhida entre reputados agrupamentos igualmente preocupados com o rigor de aproximação à verdade original.

Relatam-se cultos antigos, como os de Santa Maria de Rocamador, São Pedro de Rates ou da Senhora do Ó, numa abordagem a envolver diferentes localidades portuguesas e dos reinos hoje espanhóis, de Aragão, Castela e Leão. Episódios protagonizados por personagens como Isabel de Aragão – cuja verdadeira figura física é abordada – ou a poderosíssima irmã de D. Dinis, D. Branca Afonso, mãe solteira. Também o nunca investigado filho desta, personagem a marcar presença nos reinos de Castela e Leão onde foi Mestre da Ordem de Calatrava. Pelo caminho das muitas revelações, ficar-se-á a melhor saber a razão pela qual El Libro de la Coronación – um manual de referência na coroação dos reis de Espanha – elaborado no Século XIV, hoje acervo de El Escorial, é de iniciativa portuguesa, tal como tudo aponta sê-lo o Códex Las Huelgas, fonte da musicologia medieval.

Gentes, terras e Arte medievais unidas “de ũu coraçom”, para tudo se sintetizar na frase de um dos historiadores a marcar presença logo na primeira emissão: D. Pedro Afonso, Conde de Barcelos.


Virgínia da Silva Veiga

  http://www.rtp.pt/antena2/?t=HISTORIAS-DE-PORTUGAL.rtp&article=2729&visual=2&layout=5&tm=10

Sem comentários:

Enviar um comentário