♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

sábado, 25 de janeiro de 2014

S.A.R. O SENHOR DOM DUARTE NO MUSEU DE AVEIRO NO DIA 8 DE FEVEREIRO

A pintura terá sido produzida na Flandres entre o final do século XVII e o início do XVIII, eventualmente destinada à Casa Real Portuguesa, ficando num dos seus palácios em Lisboa. Integrou certamente a decoração do Palácio da Ajuda, pela mão e gosto da Rainha D. Maria Pia. Em 1910, aquando do exílio da família real, D. Maria Pia e D. Amélia encontram-se com D. Manuel II e partem de Mafra para o exílio, seguindo a Rainha viúva, conhecida por a Mãe dos Pobres ou o Anjo da Caridade, para a sua Itália natal. A pintura é deixada no Piemonte, no Palácio Stupinigi, até que, por herança, passa a pertencer ao Príncipe Amadeu de Sabóia que a vende em Leilão realizado recentemente em Turim.

No passado dia 25 de Outubro 2013 a AMUSA - ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO MUSEU DE AVEIRO consegue numa última oportunidade para a sua aquisição, concretizada graças ao contributo generoso de diversas pessoas e entidades. Está em Aveiro desde o dia 5 de Dezembro de 2013, e apresenta excelente estado de conservação. 

A partir do dia 8 de Fevereiro de 2014 será propriedade do Museu de Aveiro valorizando o seu importante espólio.
Cerimónia Apresentação Pública da Pintura de Santa Joana


No mesmo dia, 8 de Fevereiro, almoço com S.A.R. o senhor D. Duarte, Duque de Bragança, às 12h30m, no Hotel Imperial (muito perto do Museu de Aveiro). Participe. Reserve junto da Causa Real - Real Associação da Beira Litoral.

realbeiralitoral@gmail.com
Tel. 932 467 387
Fax. 256 101 272 

Sem comentários:

Enviar um comentário