♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

terça-feira, 12 de abril de 2011

"NEM TUDO FORAM ROSAS"

Durante os últimos 6 anos de governação do Partido Socialista não se pode dizer que tudo correu bem, ninguém é perfeito e nem mesmo Sócrates e os seus camaradas são perfeitos.  Em 2005 Sócrates prometia 150 mil num momento em que o próprio Sócrates e o PS não sabiam os dados da governação do PSD de Durão Barros/Santana Lopes com Manuela Ferreira Leite como ministra das finanças. Quando subiu ao poder o PS encontrou uma situação difícil onde foi preciso aumentar o IVA e conter o défice de modo a no máximo atingir os 3% pedidos pela União Europeia, e porquê ? porque como é dito num artigo do Jornal de Negócios “Nos últimos 30 anos, a despesa pública aumentou de 29% para 45% do PIB. Um aumento do peso do Estado na economia de 16,3 pontos percentuais, dos quais 12,1 p.p. (75%) aconteceram em governos liderados pelo PSD e apenas 4,2 em governos PS.” Esta é a verdadeira razão da viragem económica do PS ao assumir o poder depois de governos de Cavaco e Durão Barroso.  Contrariamente ao que tem sido dito pelas oposições durante estes anos o PS até nem governou mal, segundo o mesmo artigo “constata-se que o ritmo de crescimento do peso do sector público nos governos liderados pelo PSD foi 2,3 vezes superior ao verificado nos governos PS”.  (…) o contributo para o aumento da despesa pública dos governos do PS continuaria sempre a ser menos de metade do contributo dos governos do PSD (…)

Até à crise do subprime de 2008 o governo de Sócrates destacava-se com uma descida do peso da despesa pública até ao mesmo ano, e também como o que apresenta o menor défice médio. E isto tudo com Magalhães, Simplex’s, Nova Oportunidades, Avaliação de professores. Onde estava a oposição no meio disto tudo ? A oposição parlamentar e dos media estava sim à procurar areia para os olhos com o lançamento sucessivo de artigos em jornais a tentar colar José Sócrates a tudo o que se podia imaginar : desde o seu currículo académico até à sua vida privada.

Ora  o PS herdou um grande problema criado pelos ex-secretários de estado dos governos de Cavaco Silva, o caso BPN. Se já não faltava o problema da Crise Mundial que começou em 2008 e que afectou todos os países, um dos maiores bancos portugueses estava em sérios riscos de abrir falência e com isso afundar a economia portuguesa, o Governo de Sócrates não teve outro remédio se não estancar a ferida do BPN e impedir que o povo português sofresse com isso.  Outra das soluções para a Crise de 2008 por parte da União Europeia foi o investimento no sector público por parte dos governos para incentivar as próprias economias e criar emprego, mas isso criou um problema … o aumento do défice e com isso o Governo Português foi chamado a respeitar os Critérios de Convergência para Zona Euro que aliás os grande países como a França estiveram pouco preocupados em seguir. Ou seja até 2008 o défice estava baixo dos 3% a economia portuguesa era respeitada e vista como um exemplo a seguir, mas não esperava a Crise Mundial e por isso não se pode apontar directamente culpas aos Governos.

Onde esteve a oposição no meio desta crise ? Até 2009 o PS tinha maioria absoluta, mas deixou de estar com as eleições. O PSD de Passos Coelho tomou a decisão de apoiar o Governo de Sócrates durante os PEC I+PEC II+PEC III. Mas Passos Coelho encontrou com isso uma encruzilhada perante os seus militantes, ou agradava a maioria dos seus militantes que vivia iludida com os dados das sondagens e deitava abaixo o governo forçando o PS a eleições ou então a curto prazo Passos Coelho via a sua direcção do PSD posta em causa e consequentemente a sua vida política a médio prazo acabada. Como se é de esperar Passos Coelho optou por olhar para os seus dividendos eleitorais e não para o País, o PSD reprovou o PEC IV quando já tinha sido aprovado pelas mais altas instâncias europeias e até mesmo apoiado pela Alemanha. A oposição à Esquerda ao também reprovar o PEC IV esteve pouco preocupada com o facto de legitimar a possibilidade de um novo Governo ser de direita,esteve sim mais preocupada em aumentar o número de militantes e de frequentadores dos comes e bebes do Festival Avante.

Neste momento os monárquicos socialistas, os monárquicos democratas de Esquerda, não podem de forma alguma olhar para isto tudo com um olhar de indiferença. Como Antero de Quental nos sempre ensinou “a verdadeira solução dos  problemas reside no socialismo e não no regime”, neste momento crítico da nossa Pátria temos de acima de tudo olhar para o país e não aceitar e dar de forma alguma ao outros monárquicos de outros partidos palmadinhas nas costas e pensar que está tudo bem …Antes de tudo está a nossa Pátria, antes de tudo está o Povo Português !

Corremos o risco de que se ponha em causa a Liberdade e a coesão social que são parte do DNA da Esquerda.

Como militante do PS que sou há 16 anos apelo a todos os monárquicos de esquerda que votem na Esquerda Útil, na Esquerda que pode fazer verdadeiramente alguma coisa pelo País !

“Quando a luta aquece vê-se a Força do PS”

Rui Monteiro
Distrital de Aveiro
Militante nº 34045 

Fonte: Blogue "Esquerda Monárquica"

Sem comentários:

Enviar um comentário