♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

quarta-feira, 12 de junho de 2013

A FAMÍLIA REAL EM VIANA (DA FOZ DO LIMA)

Manhã de grande animação em Viana do Castelo. Com a marca 100% Alto Minho, as associações empresariais da Região, diversas confrarias, muitos bombos, gaitas-de-foles e o envolvimento da população. Convidados de honra, SS.AA.RR. o Senhor D. Duarte e a Senhora Dona Isabel de Bragança.
Depois houve almoço a reunir umas centenas de pessoas, incluindo o Bispo e o Presidente da Câmara de Viana. Os fundos obtidos reverteram para entidades de apoio social a jovens.
A organização esteve também a cargo das Reais Associações deste distrito e do de Braga.
No exagero de um tempo e o espaço imenso onde se perdem a memória e a consciência, e sobreviver é quase tudo, compreende-se a incredulidade. O modo fácil como os factos podem ser reduzidos ao meramente ocasional, quando não a uma engenhosa encenação. É por isso, realmente, que a paisagem portuguesa - como dizem os lisboetas - se torna de tão dificil compreensão na Capital. Vale dizer, Portugal não é, todo ele, sindicatos e bairros problemáticos.
As manhãs nacionais vivem de outro ar. Talvez do que lhes sai da alma e chama gente. Credos políticos à parte, ainda muito com o aroma das tradições pairando. De resto, a inteligência das gentes sabe muito bem separar as águas: os que surgem para pedir e os que comparecem com o pouco que possam ter - para oferecer.
Em Viana, ontem (8 de Junho), foi assim, claramente. Sinal inequívoco de que o Futuro faz parte da História.

João Afonso Machado


Fonte: Corta-Fitas


Dias de Portugal

Como já foi referido pelo meu amigo João Afonso Machado, aconteceu no fim-de-semana passado no Alto Minho à revelia do país mediático e da opinião publicada: foi por ocasião do 161º aniversário da Associação Empresarial de Viana do Castelo, que com o apoio das Reais Associações do Alto Minho Real e de Braga, a Casa Real Portuguesa na pessoa de SS AA RR os Duques de Bragança apadrinhou uma série de eventos que animaram as populações de Ponte de Lima, Viana do Castelo e Arcos de Valdevez, numa mostra do que de melhor e genuíno se produz nesta nobre e tão bela região de Portugal. Com o céu cinzento e entre chuviscos e tímidas abertas, foram as forças vivas locais e as gentes da terra que imprimiram radiante cor e na alegria do seu profundo sentido de pertença. A manhã de Sábado foi vivo exemplo disso numa cidade de Viana cujo comércio se engalanou para receber D. Isabel e D. Duarte de Bragança que não se pouparam ao contacto com os lojistas que faziam questão de os felicitar dentro de portas. Depois da recepção no Museu do Traje pelo presidente da câmara da cidade, particularmente emotivo foi a passeata dos Duques de Bragança pelas ruas da cidade num banho de afectuosa multidão e o almoço em Santa Maria de Portuzelo de beneficência em favor da Casa dos Rapazes, Instituição Particular de Solidariedade Social que desde 1952 se dedica à protecção da infância, que juntou mais de duas centenas de beneméritos naquilo que também foi uma mostra de produtos e artesanato do Alto Minho.
 
Sem assobios, protestos ou “grandoladas” esta visita da família real portuguesa ao Alto Minho, relembra-nos que há um Portugal de têmpera que esforçadamente trabalha e se reinventa indiferente às fantasias fracturantes de Lisboa. Um Portugal com os pés na Terra e de alma imensa. 
 
João Távora

Sem comentários:

Enviar um comentário