Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, Rainha de Portugal - Dia da Mãe

Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, Rainha de Portugal - Dia da Mãe

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

sábado, 3 de setembro de 2016

O ROSTO DO INIMIGO NEM SEMPRE É VISÍVEL E PODE ESTAR ENTRE NÓS


O rosto do inimigo nem sempre é visível e pode estar entre nós, mesmo ao nosso lado.
Esta pintura representa o Duque de Alba, D. Fernando Álvarez de Toledo y Pimentel, este sim um rosto de inimigo bem visível, que venceu a Batalha de Alcântara a 25 de Agosto de 1580, precisamente há 436 anos, contra Dom António Prior do Crato.
Uma testemunha da época relata bem a acção dos outros rostos, aqueles que não se vêem:
«Sabendo o duque de Alba por espias e ruins portugueses, como grande parte da gente da cidade se recolhia a ela a dormir em suas casas, acometeu de súbito o arraial do Senhor D. António trabalhando de entrar pela ponte de Alcântara, assim para lhe inquietar a gente, como ganhar naquela revolta contra os moinhos de vento, um outeiro que ficava sobranceiro ao arraial do inimigo e colocou nele a sua artilharia.»

Que a memória destas datas recorde a juventude portuguesa da necessidade de preservação da independência de Portugal, contra todos os que a ameaçarem, principalmente derrotando aqueles que têm o dever de ser os primeiros a dar a vida pela Pátria, mas se vendem para preservar os seus interesses mesquinhos.
Por Portugal, Viva o Rei!

1 comentário:

  1. Entristece-me e surpreende-me ainda hoje ouvir da boca de alguns portugueses, que Portugal se deveria anexar à Espanha, pois assim ficava melhor! Creio que não são capazes de perceber o feito que é, esta nação e este país assim se manterem há já tantos séculos como um só...Algo que muitos outros países, que muitos têm como 'melhores' que Portugal, não foram capazes de fazer.

    ResponderEliminar