♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

terça-feira, 30 de maio de 2023

🟦⬜️🟩🟥 | A ORIGEM DAS CORES CLUBISTAS


Tudo começou na Antiga Roma com as corridas de aurigas no Circo Máximo. As corridas estavam envoltas numa certa aura mística e a vitória de um aurigarius, assim se chamava o cocheiro, atingia proporções de vitória nacional e, para os derrotados, de catástrofe pública.

Havia até adeptos que se distribuíam por clubes, as quatro facções representadas no Império por quatro cores diversas: os Azuis, os Brancos, os Verdes e os Vermelhos. E o público, sedento de emoção, favorecia uma ou outra, e não o cocheiro em si, o que demonstrava que muito mais do que valores desportivos se jogava na competição. Estas facções puxavam e aplaudiam pela bandeira da sua facção, e persistiam, mesmo quando mudava o cocheiro encarregue de fazer triunfar a sua cor. Acrescia que, eram sempre os mesmos fautores, ou seja simpatizantes ou torcedores, que aplaudiam fanaticamente.

A razão para todo este fervor consistia em que cada uma daquelas cores fora adoptada por uma classe social, que a adoptava como símbolo e com ela se identificava. O Lúmpen - estrato mais baixo - do Povo e os escravos torciam pelos Vermelhos, os Liberais do Povo exultavam pelos Verdes e apoiavam esta facção. Ao contrário, o Senado e alta aristocracia tradicional apadrinhava os Azuis, pois desde os primórdios da civilização romana que o Azul foi sempre identificado como a cor da nobreza e da aristocracia. Os nobres populares eram partidários dos Brancos. Assim, sob a aparência de uma simples competição desportiva, muitos outros valores e desígnios estavam em causa.

O maior de todos os aurigas foi Gaio Apuleio Diocles, que nasceu no território que é hoje Portugal e até hoje foi o mais bem pago atleta de sempre, tendo ganho 35 milhões de sestércios (15 biliões de €uros), como o maior Corredor de Quadrigas de sempre (1462 vitórias e 861 segundos lugares em 4257 corridas).

Gaius Appuleius Diocles antigo lusitano-romano, nascido em Lamego, como Condutor de Quadrigas alcançou a Fama no Circo Máximo de Roma, primeiro correu pelos Verdes e depois alcançou a Glória e a Fortuna ao serviço dos Azuis.

Miguel Villas-Boas | Plataforma de Cidadania Monárquica 


Sem comentários:

Enviar um comentário