A
fundação do Real Automóvel Club de Portugal remonta ao dia 15 de Abril
de 1903, data em que foi aprovado o projecto dos respectivos Estatutos
e em que foram eleitos, por aclamação, os primeiros corpos gerentes.
O
Real ACP, passaria a ter existência legal a 31 de Maio, aquando da
aprovação dos seus Estatutos pelo Governador Civil de Lisboa, figurando
como Presidente Honorário, S.M., El-Rei Dom Carlos, como
Vice-Presidente Honorário, O Príncipe Real, Dom Luíz Filipe e como
Presidente Perpétuo da Assembleia Geral, S.A., O Infante Dom Afonso.
O emblema do Real ACP seria aprovado em sessão de 7 de Junho desse mesmo ano, apresentando a particularidade de ter sido desenhado pelo punho do próprio Rei Dom Carlos.
Em
Novembro de 1907, por ocasião do Congresso da Associação Internacional
dos Automóveis Clubes reconhecidos, foi criada a Comissão Desportiva
Internacional, ficando o Real ACP nela representada por um Delegado,
posição que ainda hoje se mantém.
Em
1908, em sinal de luto pelo assassinato do Rei Dom Carlos e do Príncipe
Dom Luiz Filipe, o Real ACP não realizou corridas nem concursos, mas
prosseguiu a sua acção no que se refere à luta em prol dos direitos dos
automobilistas. Durante o período que antecedeu a república, o Real ACP
obteve ainda outros benefícios importantes, conseguindo que o Governo
mandasse reparar várias estradas e construir novos troços. (...)
Impressionante!
Mais um objecto e neste caso o emblema do Real Automóvel Club de
Portugal desenhado pelo próprio Rei Dom Carlos, encontra-se para
leilão,: aqui
Junho de 1907, em Gouveia
Quando
tudo se prepara já para a sua grande viagem a África, Dom Luiz Filipe
aproveita para conduzir o automóvel, uma das Suas mais entusiásticas
paixões. A velocidade agradava-Lhe. Na foto tirada em Gouveia, O
Príncipe Real tem a seu lado o 9º Visconde de Asseca, Salvador Correia
de Sá e Benevides, Seu oficial às ordens.
Do livro, Família Real - Album de Fotografias, de Eduardo Nobre.
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