A
estrutura em estilo neogótico foi construída na viragem do século XIX
para o XX pelo engenheiro Raoul Mesnier du Ponsard, que também se
responsabilizou por numerosos outros projectos similares[1]. Não está
provada a ligação deste engenheiro ao famoso Gustave Eiffel. O que se
sabe é que o engenheiro Raul Mesnier e o arquitecto francês Louis
Reynaud aplicaram nestes elevadores algumas das técnicas e materiais já
utilizados em França.
As
obras do Elevador de Santa Justa ter-se-ão iniciado em 1898 e a sua
inauguração deu-se a 10 de Julho de 1902 tendo, na altura, sido
apelidado de Ascensor Ouro-Carmo. Nos primeiros anos do seu
funcionamento era movido a vapor, passando a 6 de Novembro de 1907 a ser
accionado por energia eléctrica. A diferença de nível entre o piso da
estação inferior (Rua de Santa Justa, na Baixa) e o da superior (Rua do
Carmo) é de trinta metros.
Para
a época (final do século XIX) foi considerada uma obra arrojada,
atendendo ao desnível vencido, materiais utilizados e viadutos
construídos, que possibilitaram os acessos à estação superior do Carmo.
Hoje é uma das edificações mais visitadas em Lisboa não apenas por
portugueses mas, fundamentalmente, por turistas estrangeiros que
procuram recordar ambientes passados (madeiras e latão) e processos
mecânicos de transporte. As vistas do piso superior sobre a cidade de
Lisboa são deveras impressionantes.(...)
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