♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

quarta-feira, 6 de setembro de 2023

A REGRA DE SÃO BENTO EXORTA À PRÁTICA DO ZELO

 

Extrato do sermão “São Bento para todos… Z de zelo” do Padre Ambroise de Abbaye Sainte-Marie de la Garde 47270 Saint-Pierre-de-Clairac France :

Segundo Santo Agostinho, uma alma sem zelo é uma alma sem amor. Esta convicção não é menos forte para São Bento que, no capítulo 72, a jóia da Regra, exorta com razão os seus monges à prática do zelo.
Para ele, ser zeloso no amor ao próximo é, muito concretamente: honrá-lo, apoiá-lo com muita paciência em todas as suas formas corporais ou morais, servi-lo, buscar sua vantagem em vez da nossa, amá-lo por ele em si e não pelo que poderia nos trazer em troca.
E quando esse próximo tiver relação de autoridade sobre nós, ainda assim o ame com caridade sincera e humilde.
Ser zeloso em nosso amor a Deus é ter por ele "um temor inspirado pelo amor". Conhecer este temor filial que resulta em nada temer tanto quanto entristecer, ainda que ligeiramente, um Deus-Pai infinitamente bom.
São Bento observou como marca máxima do bom zelo : eles não prefeririam absolutamente nada a Cristo. Esta parece ser a pedra angular e o fundamento do zelo ao qual ele nos convida. Porque por São Bento vamos a Deus por meio de Cristo que é o Caminho. Ao exortar-nos a fazer de Nosso Senhor o nosso maior tesouro, quer aproximar-nos do zeloso por excelência, para que o seu zelo passe por nós.
Aquele que no zelo do seu Pai, zelo pela tua Casa me devorará" Jo 2, 17) e pelo próximo ("Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim" Jo 13,1) foi até a morte. Não se engane : o zelo ao qual São Bento nos convida só pode ser o de Jesus em nós.
Basta dizer que tal zelo se aprende ao pé do tabernáculo. E saibamos, assegura-nos São Bento, que nos conduzirá, seguindo Cristo, “à vida eterna”! »




Sem comentários:

Enviar um comentário