♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

sábado, 2 de setembro de 2023

O TRATADO DE MADRID

Em 13 de Janeiro de 1750, foi assinado entre Portugal e Espanha o Tratado de Madrid, que fixava os limites dos domínios entre as duas nações.

A linha divisória fixada pelo Tratado de Tordesilhas (1494), não tinha sido respeitada, nem pelos portugueses no Brasil, nem pelos espanhóis nas Índias Orientais. Procurou-se regular a disputa, adoptando então o princípio do uti possidetis, com a única condição de que seria cedida por Portugal à Espanha a praça da Colónia do Sacramento, em troca do território situado ao norte do Ibicuí e ao oriente do Uruguai, onde os jesuítas espanhóis, expulsos em 1638, pelos paulistas, haviam novamente fundado sete missões de guaranis (1687-1707).

O verdadeiro negociador do tratado foi Alexandre de Gusmão, embora o seu nome não apareça nesse documento. Os guaranis do Uruguai, dirigidos pelos jesuítas, opuseram-se à execução do tratado. Houve então a guerra de 1754 a 1756, em que eles foram vencidos.

O Tratado de Madrid, assinado em 1750, impôs uma nova agenda à administração colonial portuguesa em relação às suas colónias na América, particularmente as conquistadas no século anterior. A Metrópole teve de encontrar alternativas para povoar e tornar economicamente interessantes as vastas áreas que compreendiam todo o território ao Norte e a Oeste da América Portuguesa.

Foto: Mapa das Cortes no contexto das negociações do Tratado de Madrid.

Sem comentários:

Enviar um comentário