♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

RAINHA ISABEL II COMPLETA HOJE 60 ANOS NO TRONO BRITANICO

Para hoje estão previstas várias iniciativas, mas o grosso das celebrações fica adiado para o Verão
Hoje estão previstas várias iniciativas, mas o grosso das celebrações será no Verão (Phil Noble/Reuters)
  Os vários centímetros de neve e o frio intenso não impediram ontem Isabel II de assistir a um serviço religioso nos seus domínios em Norfolk, na véspera do 60.º aniversário do seu reinado. O jubileu de diamante da rainha começa hoje a ser comemorado em toda a Commonwealth, ainda que os principais festejos estejam apenas previstos para o Verão.
Aos 85 anos, Isabel II é já a segunda monarca que mais tempo esteve à frente do trono britânico - só a sua trisavó, a rainha Vitória, a ultrapassa em longevidade, tendo conduzido os destinos do que era ainda então um império durante 63 anos. "O seu primeiro chefe de Governo foi Winston Churchill. A maioria dos actuais ministros ainda não tinha nascido quando a rainha chegou ao trono. Por isso, há pouco que ela não tenha visto, pouco que ela não perceba", disse ontem o ex-primeiro-ministro John Major, numa entrevista à BBC.

E o reinado de Isabel II não poderia ter começado de forma mais insólita. A princesa, então com 25 anos, estava num parque natural do Quénia quando, a 6 de Fevereiro de 1952, foi informada da morte súbita do pai, o rei Jorge VI. O seu primeiro acto foi decidir o nome pelo qual pretendia passar a usar. "Isabel, claro", respondeu a jovem monarca, a segunda da história britânica a usar aquele nome.

A BBC lembrou que a rainha não tem por hábito celebrar a data, já que coincide com a morte do pai, mas neste ano assinalará o aniversário com visitas a uma creche e um arquivo histórico na região de Norfolk. Isabel II tem ali uma das suas residências, onde passou as últimas semanas enquanto o príncipe Filipe recuperava da intervenção coronária a que foi sujeito antes do Natal.

Para hoje estão previstas várias iniciativas, mas o grosso das celebrações fica adiado para o Verão, incluindo um desfile, em Junho, de mil embarcações pelo rio Tamisa, encabeçado pelo navio da rainha. Isabel II tem previstas várias deslocações pelo país e vários membros da família real visitarão os países da Commonwealth.

Mas a coroa evitará um fausto que seria mal interpretado em tempos de austeridade. Segundo o Daily Telegraph, a rainha será anfitriã de apenas duas festas nos jardins do Palácio de Buckingham, quando em anos anteriores realizava pelo menos três recepções. Um porta-voz do palácio disse, no entanto, ao jornal que a decisão se prende com o preenchido calendário de Londres neste Verão, quando a capital britânica acolhe os Jogos Olímpicos. 
Jornal Público (06-02-2012) - LER

 

Isabel II festeja Jubileu de Diamante

Em plena popularidade, a rainha de Inglaterra, completa hoje 60 anos da ascensão ao trono.
A Monarca, cuja quota atinge os 80% no seio dos súbditos celebra assim o Jubileu de Diamante, aniversário só alcançado por outra monarca britânica, a trisavó Rainha Vitória, em 1897.
A data é simbólica, dado que as comemorações oficiais e populares estão previstas para o primeiro fim de semana de junho, seguido de dois feriados.
O acontecimento mais formal terá lugar a 20 de março, quando Isabel II fará um discurso pessoal aos deputados e lordes no edifício parlamentar em Westminster.
A familia real tem passado por inúmeras provas, desde a chegada de Isabel II ao trono depois da morte do seu pai em 1952.
Os britânicos continuam a apreciar a sua rainha mas em termos de sucessao preferem claramente o principe Williams ao pai Carlos.
Aos 85 anos a monarca mantém-se longe dos rumores e mantém também todas as suas actividades de forma discreta.
PPM-Braga 

Uma mulher, 60 anos de trono, 16 países, muitas festas


O jubileu de diamante do reinado de Isabel II festeja-se na Primavera, mas é hoje que a Rainha cumpre 60 longos anos no trono. Foi no dia 6 de Fevereiro, há precisamente 60 anos, que Isabel II ascendeu ao trono deixado vago pela morte do seu pai, Jorge VI.

Isabel soube que o pai tinha morrido e que era rainha no Quénia, onde se ecnontrava em visita oficial. Curiosamente, o primeiro país a fazer a aclamação oficial de sucessão nem foi o Reino Unido, mas sim o Canadá, realçando o peculiar facto de Isabel II ser rainha, simultaneamente, de vários países diferentes - 16, neste momento.

Em todos estes estados, desde o Canadá à Austrália, passando pela Jamaica e os Barbados, estão-se a preparar eventos para assinalar a data, embora os festejos estejam pensados para o fim da Primavera, altura em que, tradicionalmente, se festeja o aniversário oficial da rainha (que não coincide com seu aniversário real) e em que Isabel II foi coroada.

O programa mais exaustivo está pensado para o Reino Unido, onde será decretado um feriado para Terça-feira, 5 de Junho, que se cola com um feriado já determinado para o dia 4, o que resultará num fim-de-semana de quatro dias para a maioria da população.

Além de festas de rua, que serão organizadas pelos súbditos mais leais de Isabel II, haverá ainda muitos outros eventos, como um concerto e um passeio de barcos no Tamisa, onde se espera a presença de mais de mil embarcações. Serão ainda plantadas árvores em homenagem aos 60 anos da ascensão da Rainha ao trono.

Este evento marcará o início de um Verão particularmente agitado em Londres, que recebe este ano os jogos olímpicos.

Festa por todo o mundo 
Em Portugal as embaixadas dos países que têm Isabel II como monarca não estão a preparar qualquer evento em particular, embora fonte da embaixada britânica garanta que o Jubileu não será esquecido na comemoração do aniversário da rainha. É também expectável que a comunidade britânica residente em Portugal organize alguns eventos.

O Canadá, a Austrália e a Nova Zelândia são os outros reinos onde os festejos serão mais marcados. Além de medalhas, selos e moedas comemorativas, prevê-se ainda a realização de festas organizadas tanto por entidades oficiais como por grupos de cidadãos.

Embora nestes países a existência da monarquia seja tema constante de debate, a verdade é que a instituição continua a merecer o apoio da maioria das populações e, mais que a própria monarquia, Isabel II é vista com bons olhos pelos seus anos de dedicação e serviço apartidário.

Mas os reinos mais pequenos não serão esquecidos. Uma vez que a rainha não pode visitar todos, os outros membros da Família Real estão a desdobrar-se para ir ao maior número de locais possível. Assim, os recém-casados príncipes William e Kate irão às Ilhas Salomão e a Tuvalu, na Oceânia; o príncipe Harry vai ao Belize, à Jamaica e às Bahamas e os príncipes Edward e Sophie vão a outros países das caraíbas.

À espreita do recorde 
Com sessenta anos sob o trono, Isabel II fica a menos de quatro anos de bater o recorde da rainha Vitória, que reinou durante 63 anos e sete meses. Mesmo assim, enquanto for vivo o rei da Tailândia, Isabel II não terá o recorde de monarca reinante, uma vez que Bhumibol tem uma vantagem de quase seis anos sobre a sua congénere inglesa sendo, ainda, um ano mais novo que ela.

Por mais que os seus súbditos continuem a desejar-lhe longa vida, Isabel II teria de viver até aos 105 anos, sem abdicar, para ultrapassar os 82 anos que reinou Sobhuza II, que governou a Suazilândia durante pouco menos de 83 anos.

Diário de Notícias (06-02-2012) LER

Sem comentários:

Enviar um comentário