Memórias e Arquivos da Fábrica de Loiça de Sacavém
Esta plaquette, a décima segunda do Album das Glórias (1880-1883
e 1902) foi publicada em Novembro de 1880 com o título O senhor D.
Fernando, no texto, e o subtítulo Com-sorte, na gravura (cf. http://purl.pt/14828/2/res-523-a_PDF/res-523-a_PDF_24-C-R0150/res-523-a_0000_capa-capa_t24-C-R0150.pdf).
Entre
outras considerações sobre D. Fernando, o autor desse texto, João
Ribaixo (pseudónimo de José Duarte Ramalho Ortigão, 1836-1915), refere:
"Quando
em 1868 lhe foi offerecido o throno de Hespanha, elle recusou-o,
preferindo ficar em Portugal a cultivar o seu jardim e a colligir as
suas majolicas.
Assim
como os emissarios gregos ao penetrarem na tenda d'Achiles o
surprehenderam a dedilhar uma lyra, como conta Homero, assim os
emissarios da futura Revolução ao penetrarem no Palacio das Necessidades
encontrarão o habitante d'aquelle velho convento a pintar um prato."
No final do texto pode ainda ler-se o seguinte:
"Ora
o Senhor D. Fernando nunca escalou os cidadãos para perceber como elles
trabalham por dentro, e é o primeiro dos operarios da fabrica de
Sacavem.
Rei pintando louça, elle poderá dizer, sem magoar ninguem, perante a Carta e perante a posteridade, como nasGeorgicas dizia Virgilio, tratando modestamente das abelhas:
In tenui labor; at tenuis non gloria."
Alguns
dos trabalhos executados por D. Fernando em loiça da FLS ainda hoje
podem ser apreciados nas colecções do Palácio Nacional da Ajuda e do
Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa.
Da
estreita ligação do monarca e seus filhos, D. Luís (1838-1889; rei,
1861-1889) e D. Carlos (1863-1908; rei, 1889-1908), à fábrica e ao seu
dono, John Stott Howorth (1829-1893), resultaram a atribuição do título
de barão a este (1885) e a concessão do título de Real à empresa, a qual
poderá ter ocorrido antes dessa data.
Logo
após a sua morte, D. Fernando foi homenageado pela FLS através de um
prato que apresentava a sua fotografia estampada a preto e a inscrição
Em Memória. / D. Fernando II.
Um exemplar desse prato foi exibido na exposição Porta Aberta às Memórias, segunda edição, realizada no MCS em 2009, e uma imagem do mesmo pode ser vista no catálogo do evento.
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