♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

sábado, 17 de dezembro de 2022

PRÍNCIPE DO GRÃO-PARÁ NA SESSÃO DE APRESENTAÇÃO DO GRÊMIO LITERÁRIO DE LISBOA

📚

Na terça-feira, dia 29 de novembro, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, foi representado pelo sobrinho, o Príncipe do Grão-Pará, Dom Rafael de Orleans e Bragança, na Sessão de Apresentação dos Livros “Caminhos da Independência”, do Prof. Dr. Rui Manuel Figueiredo Marcos, e “Uma Visão Transcendente da Independência do Brasil”, do Prof. Dr. Ibsen José Casas Noronha, realizada no Grêmio Literário de Lisboa, capital de Portugal.
🤝🏻
Dom Rafael foi recebido pelo Presidente do Grêmio Literário, Prof. Dr. António Pinto Marques. Estavam presentes o Príncipe Dom Duarte de Bragança, Duque de Bragança, Chefe da Casa Real de Portugal, sua esposa, a Princesa Dona Isabel de Bragança, Duquesa de Bragança, e seu primo-irmão, D. Francisco de Bragança van Uden; o Embaixador do Brasil em Portugal, Dr. Raimundo Carreiro Silva; figuras de destaque da sociedade portuguesa; e numerosos monarquistas brasileiros e portugueses.
🎙
O Príncipe proferiu as palavras de encerramento do evento. Dom Rafael falou da qualidade dos livros, publicados no ano do Bicentenário da Independência do Brasil, proclamada a 7 de setembro de 1822, por seu pentavô, o Imperador Dom Pedro I (Rei Dom Pedro IV de Portugal), e lembrou que o livro do Dr. Ibsen foi prefaciado por seu pai, o Príncipe Imperial do Brasil, Dom Antonio de Orleans e Bragança, e o do Dr. Rui Manuel por seu primo-irmão, o Príncipe Dom Gabriel de Orleans e Bragança.
🎓
Os autores são Catedráticos da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em Portugal. E o Dr. Ibsen, amigo de longa data da Família Imperial Brasileira, é o primeiro brasileiro a lecionar naquela instituição, onde exerce o cargo de Regente da História do Direito Luso-Brasileiro. No final da década de 1990, ele foi o Presidente da Juventude Monárquica do Brasil, posição ocupada hoje por Dom Rafael, e seu filho, o menino Francisco José de Sousa Noronha, é afilhado do Príncipe.
📖
Realizada na Biblioteca do Grêmio Literário, a Sessão foi presidida pelo ex-Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e ex-Embaixador da República Portuguesa no Brasil Prof. Francisco Maria de Sousa Ribeiro Telles, e foi servido um Porto de Honra aos participantes. Por fim, o supracitado Dr. Pinto Marques ofereceu um jantar em homenagem a Dom Rafael, com a presença de Dom Duarte e Dona Isabel, na Sala Louis XV do Grêmio Literário.
👑
Dom Duarte é filho da Princesa Dona Maria Francisca de Orleans e Bragança e do Príncipe Dom Duarte Nuno de Bragança, Duque de Bragança e Chefe da Casa Real de Portugal de 1932 até o seu falecimento, em 1976. Seu primo D. Francisco é filho da irmã de Dom Duarte Nuno, a Infanta Dona Maria Adelaide de Bragança, e do Dr. Nicolaas van Uden, médico holandês naturalizado português. Dom Duarte Nuno e Dona Maria Adelaide eram netos do Rei Dom Miguel I e bisnetos do Rei Dom João VI.
👑
Já Dona Maria Francisca era neta da Princesa Dona Isabel e do Conde d’Eu, e prima-irmã do Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil de 1921 até o seu falecimento, em 1981, pai de Dom Bertrand e Dom Antonio. Dom Bertrand e Dom Duarte têm o mesmo ideal de Restauração de uma sociedade autenticamente cristã e monárquica unindo todo o Mundo Lusófono e marcada, sobretudo, pela Fé e a afetividade do povo brasileiro e do povo português.
🏛
Fundado em 1846, por uma Carta Régia da Rainha Dona Maria II, o Grêmio Literário desde então vem promovendo a literatura e a cultura portuguesas através de intensa atividade intelectual, que inclui cursos e conferências sobre literatura, arte, arquitetura, economia, política e direito. Desde 2018, a Sede do Grêmio Literário, o Palacete Loures, com seu patrimônio material e imaterial integrado e seu jardim, é considerado Monumento de Interesse Público pelo Ministério da Cultura Português. 





























Sem comentários:

Enviar um comentário