♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

terça-feira, 27 de dezembro de 2022

VASCO DA GAMA MORREU A 24 DE DEZEMBRO DE 1524, EM COCHIM


Hoje é dia de recordar Vasco da Gama, navegador e explorador português que morreu a 24 de Dezembro de 1524, em Cochim, vítima de malária, na terceira expedição à Índia. Na Era dos Descobrimentos, foi o comandante dos primeiros navios a navegar da Europa para a Índia, na mais longa viagem oceânica até então.


Excertos do Diário da Viagem de Vasco da Gama

1 - Esta cidade de Calecute é de cristãos, os quais são homens baços; e andam, dêles, com barbas grandes e os cabelos da cabeça compridos, e outros trazem as cabeças rapadas, e outros tosquiadas.
E trazem em a moleira uns topetes; por sinal que são cristãos, e nas barbas bigodes; e trazem as orelhas furadas, e nos buracos delas trazem muito oiro.
E andam nus da cinta para cima; e para baixo trazem uns panos de algodão muito delgados. E êstes que assim andam vestidos são os mais honrados; que os outros trazem-se como podem.
As mulheres desta terra em geral são feias e de pequenos corpos, e trazem ao pescoço muitas jóias de ouro, e pelos braços muitas manilhas; e nos dedos dos pés trazem anéis, com pedras ricas.
Tôda esta gente é de boa condição, e são maviosos, quanto ao que parecem; e são homens que, segundo a primeira face, sabem pouco e são muito cobiçosos.

2 - Ao tempo que nós chegámos a esta cidade de Calecute, el-rei estava dela quinze léguas; e o capitão-mor mandou lá dois homens, pelos quais lhe mandou dizer que um embaixador de el-rei de Portugal estava ali, e que lhe trazia cartas dêle; e que, se ele lhas levaria lá onde êle estava.
O qual rei, como viu o dito recado do capitão, fêz mercê, aos dois homens que lho deram, de panos muito bons. E mandou-lhe dizer que êle fosse mui benvindo, e que logo se vinha a Calecute; como de feito logo partiu, com muita gente depós si.

Diário da Viagem de Vasco da Gama, Civilização Editora

baços – morenos
topetes – poupas
trazem-se – trajam-se
manilhas – pulseiras
maviosos – afectuosos

Sem comentários:

Enviar um comentário