♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

quinta-feira, 22 de junho de 2023

A IGREJA MATRIZ DE SANTA MARIA DE VÁLEGA, EM OVAR


A Igreja Matriz de Santa Maria de Válega, também conhecida como Igreja de Nossa Senhora do Amparo, é uma igreja localizada na freguesia de Válega, concelho de Ovar no distrito de Aveiro. Foi construída entre 1746 e 1765, no estilo barroco, sendo considerada uma das mais belas igrejas do país. A fachada está completamente revestida com azulejos policromáticos da fábrica Aleluia, colocados em 1960, com temas figurativos de origem bíblica.

No interior, a parte superior do arco triunfal e as paredes também são revestidas com painéis de azulejos. Os vitrais, concebidos em Madrid, foram oferta do Comendador António Augusto da Silva, datáveis dos anos 60 do século XX. A pia baptismal, em pedra de Ançã, datada do início do século XVI, e o retábulo principal, datado do século XVIII, também se destacam no interior da igreja.






 




A CAPELA SISTINA PORTUGUESA

Também conhecida como a “Capela Sistina Portuguesa”, a Igreja Matriz de Válega deslumbra pelos seus azulejos, tanto no interior como no exterior e é uma das mais belas igrejas de Portugal.
Esta obra teve início em 1746 e demorou mais de um século a ser construída. Em 1960, os Irmãos Oliveira Lopes, mandaram forrar o seu teto com madeiras exóticas e revestir o interior e a fachada de azulejos policromados, pintados à mão na fábrica Aleluia, em Aveiro. Por sua vez, o Comendador Augusto da Silva mandou fazer, em Madrid, os vitrais. Ambos ostentam passagens bíblicas e muita cor.
No interior, com a parte superior do arco triunfal e as paredes também revestidas com painéis de azulejos, vitrais com representações da vida de Maria e uma capela-mor com vitrais representando cenas da liturgia católica, protagonizadas por quatro sacerdotes de Válega (doados pelo Comendador António Maria Augusto da Silva), a surpresa ganhou ainda maior dimensão.
Referência também para o bonito teto de madeira da nave, numa combinação arrojada e elegante .
Para muitos, a igreja mais bonita de Portugal!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário