♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

terça-feira, 27 de junho de 2023

COIMBRA É, PROVAVELMENTE, A CIDADE MAIS CHARMOSA DE PORTUGAL

A cidade da antiga e famosa universidade, da bela biblioteca Joanina, das ruelas e becos e dos amores de Pedro e Inês.
Coimbra é, provavelmente, a cidade mais charmosa de Portugal.
A cidade foi palco da estória de amor mais famosa de Portugal: a do amor proibido entre o infante D. Pedro e Inês de Castro, dama de companhia da sua mulher D. Constança Manuel.
Era na Quinta das Lágrimas onde se encontravam e passavam o tempo. No local, ainda hoje existem 2 fontes: a Fonte dos Amores e a Fonte das Lágrimas, imortalizadas por Luís de Camões nos Lusíadas.
Depois da morte de D. Constança em 1345, D. Pedro passou a viver maritalmente com Inês. D. Afonso IV, seu pai, condenava a relação. A corte e o povo a reprovavam fortemente também.
Em Janeiro de 1355 D. Afonso IV, mandou assassinar Inês.
Pedro liderou uma revolta contra o rei e nunca perdoou o pai pelo assassinato do seu grande amor.
Uma curiosidade: A expressão da língua portuguesa "Inês é morta” veio do triste destino de Inês de Castro.
Quando finalmente assumiu a coroa em 1357, D. Pedro mandou prender e matar os assassinos de Inês, seus corações foram arrancados.
Muito tempo depois, jurando que se havia casado secretamente com Inês de Castro, D. Pedro impôs o seu reconhecimento como rainha de Portugal.
Os corpos de Pedro e Inês descansam em dois magníficos túmulos, mandados construir por Pedro, no Mosteiro Real de Alcobaça.
Para visitar em Coimbra: os belíssimos prédios da Universidade, a Biblioteca Joanina, a Quinta das Lágrimas, a Sé Velha, a Igreja de Santa Cruz, o Centro Histórico, o Jardim da Manga, o Jardim Botânico, o Museu Nacional Machado de Castro e os belos Parques da Cidade.







📸: goncalo_saraiva27


Capela Real de São Miguel, Coimbra.
A Universidade de Coimbra abriga uma capela pequena mas encantadora : a Capela de São Miguel foi construída em 1517, para substituir um antigo oratório privado medieval (século XII).



Sem comentários:

Enviar um comentário