♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

quinta-feira, 15 de junho de 2023

O PORTO, "ANTIGA, MUI NOBRE, SEMPRE LEAL E INVICTA", É UMA CIDADE FANTÁSTICA

O nome da cidade do Porto tem origem num povoado pré-romano. Na época designava-se Cale ou Portus Cale, sendo esta a origem do nome de Portugal. A palavra Portus, tem como significado a vida comercial e o desejo de um povo pioneiro na descoberta do desconhecido. Desde muito cedo, o Porto revelou o seu empenho e potencial na construção naval, quer a nível industrial, quer a nível comercial.

Porquê Tripeiros?

A sua relação inquebrável com o Douro e o Atlântico sempre foi inegável. De notar o apoio imediato do povo ao Mestre de Avis, em 1385, para a expansão ultramarina, que lhes garantiu o título honroso de “tripeiros”. Reza a história que o seu compromisso era tal, que cederam todas as carnes limpas da cidade às naus, ficando, assim, apenas com as tripas como alimento. Mas os portuenses sempre tiveram no sangue o desenrasque e fizeram delas um prato delicioso que, ainda hoje, é tradicional da cidade e conhecido como “Tripas à Moda do Porto”.

A Cidade Invicta

Invicta quer dizer Invencível, porém recuando na história, a cidade foi tomada pelos mouros em 715, sendo reconquistada por Vimara Peres em 868. Depois, não há registos de nenhum ataque significativo, mas o espírito invencível sempre esteve lá. É no século XIX que nasce o principal motivo do título “Invicta”.

Durante as Guerras Liberais (1832 – 1834), o Porto foi cercado pelas tropas absolutistas. Dá-se o nome de Cerco do Porto a este período que durou mais de um ano, no qual as tropas liberais estiveram cercadas. Com esta heróica resistência, o Porto demonstrou-se Invicto perante os assaltos de D. Miguel, assegurando a vitória dos liberais liderados por D. Pedro em todo o país. D. Maria II, sucessora do trono, atribuiu posteriormente o título de Invicta à cidade, estando, ainda hoje, essa referência no seu brasão municipal.

O Porto é sem dúvida uma cidade mágica, cheia de histórias e mistérios.


Bela, Antiga, Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta Cidade do Porto.

Apelidada a capital do Norte, o Porto tem as suas origens num povoado pré-romano de seu nome “Portus Cale”.

Foi o rio Douro que permitiu ao Porto crescer e
desenvolver-se.

Os naturais do Porto, os portuenses, são
vulgarmente conhecidos como “tripeiros” porque (reza a lenda) nos primórdios das conquistas em África, os expedicionários levaram a carne disponível e deixaram, para consumo da população, as tripas. Assim nasceu um dos pratos mais famosos da cidade: tripas à moda do Porto.

De “portus cale” derivou o nome do Condado e mais tarde o de Portugal.
Porto é uma cidade com uma geografia acidentada e com um clima forte, tanto no inverno como no verão.

No Porto há verdadeiras iguarias gastronómicas.
A Invicta é o destino ideal para amantes de comida. Alguns Pratos e Comidas típicas do Porto que numa viagem ao Porto é preciso experimentar: Tripas à moda do Porto · Bacalhau à Gomes de Sá · Francesinha · Caldo verde - Sande de pernil - Cachorrinos gazela - Papas de sarrabulho







A cidade do Porto teve origem no Morro da Pena Ventosa, onde hoje se localiza a Sé Catedral.
Na região da Sé há vestígios de história que nos levam a períodos romanos e medievais.
Um dos passeios que recomendamos para quem visita a Catedral e os seu claustro é descer em direcção à Ribeira por ruelas antigas e encontrar o pitoresco Largo da Pena Ventosa.

Descer no funicular dos Guindais, desde a Batalha até à Avenida Gustavo Eifel é maravilhoso.

Sem comentários:

Enviar um comentário