♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

sexta-feira, 16 de junho de 2023

EM 16 DE JUNHO DE 1373 É ASSINADO O TRATADO DE WESTMINSTER


Em Londres, a 16 de Junho de 1373, é assinado o Tratado de Aliança (Tratado de Westminster) entre o Rei de Portugal, Dom Fernando IEduardo III, Rei de Inglaterra e o Príncipe de Gales, o qual confirmava o anterior Tratado de Tagilde (freguesia do concelho de Vizela). O Tratado de Westminster é habitualmente apontado como “o mais antigo tratado activo no mundo”.
História:
O tratado foi reforçado ao longo da História, inclusive em 1386, 1643, 1654, 1660, 1661, 1703, 1815 e por uma declaração secreta em 1899. Reconheceu-se nos Tratados de Arbitragem, no século XX entre Inglaterra e Portugal em 1904 e 1914.
Foi activado novamente durante a Segunda Guerra Mundial, sendo que Portugal permaneceu neutro, em acordo com a Grã-Bretanha, que não quis trazer a guerra para a Península Ibérica, até 1943, quando foi totalmente reactivada pelo Governo Nacional de Winston Churchill e em Portugal. A Grã-Bretanha, após 3 meses de negociações, utilizou o aeródromo e os meios náuticos portugueses estabelecidos nos Açores para ajudar a combater a ameaça U-boat.
Apesar do facto de que o tratado esteja, tecnicamente, em vigor há quase 650 anos, não quer dizer que tenha sido sempre posto em prática. Raramente, os dois países se encontraram em guerra, mas isso não quer dizer que nunca se encontraram. Na Guerra Luso-Neerlandesa, os britânicos (e em menor medida, os franceses), que visavam cercear o poder dos Habsburgos, auxiliaram abertamente os holandeses na sua guerra contra Portugal, que estava incorporado em Espanha. Houve também um desarmamento forçado dos militares portugueses nos territórios de Angola, Moçambique e várias ilhas do Atlântico pelos Aliados ocidentais, devido a temores das alianças de Portugal (então sob o regime do Estado Novo de Salazar), em este se associar ao Eixo e combater ao lado da Alemanha. Foi essencialmente pacífico, apesar de alguns casos de combates eclodirem, embora a resistência portuguesa fosse esmagada quando o fez. Apesar de um protesto formal a partir de Lisboa, Portugal permaneceu neutro, e ao mesmo tempo, muitos cidadãos portugueses auxiliaram os Aliados na resistência ao Eixo no Pacífico, em locais como Timor-Leste e Macau.
(Fontes: Investigação de António Carlos Janes Monteiro e Wikipédia)

 

HISTÓRIA, GENEALOGIA e HERÁLDICA - António Carlos Godinho Janes Monteiro 


👑 Hoje, dia 16 de Junho, celebra-se os 650 anos que a aliança mais antiga do mundo foi concretizada. Selado na Catedral de São Paulo em Londres, o Tratado de Paz, Amizade e Aliança foi assinado pelo Rei Eduardo III da Inglaterra e o Rei D. Fernando e a Rainha D. Leonor de Portugal.
🇬🇧 Encontrará nesta publicação uma pequena história desta aliança inquebrável com mais de meio milénio entre os nossos dois países.
📸 Agradecemos à @portugal_uk650 por ter-nos autorizado o uso do seu material fotográfico.










Sem comentários:

Enviar um comentário