♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

segunda-feira, 8 de maio de 2023

8 DE MAIO - EVOCAÇÕES DE NOSSA SENHORA

Nossa Senhora do Rosário de Pompeia

Em 79, a cidade de Pompeia, perto de Nápoles, Itália, foi soterrada pela lava do Vesúvio. Sobre suas ruínas uma nova cidade foi construída. Em 1876, o advogado Beato Bartolo Longo encontrou um quadro que representava a Virgem do Rosário. A referida pintura tem Santa Catarina de Siena e Santo Domingo Guzmán em ambos os lados. Bartolo Longo, fervoroso devoto de Maria, começou a difundir seu culto, sob o nome de Virgem do Rosário de Pompeia. A devoção popular a levou a buscar um lugar adequado. Assim surgiu o templo que hoje existe naquele lugar.


HISTÓRIA

A história conta que durante o ano 79, uma erupção do Vesúvio, um vulcão próximo a Nápoles, enterrou sob sua lava a pródiga cidade de Pompeia, onde a aristocracia romana tinha suas propriedades recreativas. No início do século XIX, descobertas as ruínas da cidade, várias famílias camponesas instalaram-se no vale vizinho, construindo habitações humildes e uma capela pobre.

Em 1872, chegou ao local Bartolo Longo, advogado da condessa Fusco, dona dessas terras. Longo aprendeu conversando com os camponeses que as coisas não iam mal, embora fosse alertado pela presença de pessoas com maus hábitos, que tornavam as coisas não inteiramente agradáveis. Disseram-lhe que não havia polícias e que enquanto havia padre exercia uma certa autoridade, mas após a sua morte poucos foram os que permaneceram firmes na fé, razão pela qual a capela foi abandonada porque não foram celebradas missas . Lá as pessoas oravam em suas casas. Certa noite, Longo viu em sonho um amigo que morreu anos atrás e lhe disse: "Salve essas pessoas, Bartolo. Espalhe o Rosário. Faça-os rezar. Maria prometeu a salvação para aqueles que o fizessem"

Na manhã seguinte, ele se levantou com a firme decisão de fazer o que seu amigo lhe pedira. Longo trouxe muitos rosários de Nápoles para distribuir. A partir daí percorreu as casas dos camponeses recomendando a recitação do Rosário e distribuindo imagens religiosas. Paralelamente, ajudado por alguns vizinhos, assumiu a tarefa de reparar a Capela e em 1873 organizou a primeira festa na igrejinha, embora sem muito sucesso. Suas tentativas de interessar seus habitantes foram malsucedidas.

Teve então a ideia de trazer para aquela zona uma imagem de Nossa Senhora do Rosário. Em 1878, Longo obteve de um convento de Nápoles um quadro de Nossa Senhora dando o Santo Rosário a São Domingos e Santa Rosa de Lima, que estava prestes a ser lançado no fogo. A imagem que ele foi capaz de obter era muito ruim e não ajudou muito que a única maneira que ele tinha para enviá-la em uma carroça de esterco. A Condessa Mariana de Fusco, amiga (e depois esposa) do Beato Bartolo, acreditava que a pintura era tão horrível que disse: "Deve ter sido pintada de propósito para destruir a devoção a Nossa Senhora". No entanto, uma vez restaurada, tornou-se centro de inúmeras romarias e centro de um importante santuário de Nossa Senhora do Rosário.

Colocada no altar do templo, ainda inacabado, a imagem sagrada começou a fazer milagres.

RECONHECIMENTOS

Em 08 de Maio de 1887, o Cardeal Monaco de la Valleta colocou sobre a venerada imagem um diadema de diamantes bento pelo Papa Leão XIII e em 08 de Maio de 1891 foi realizada a Consagração Solene do novo Santuário de Pompeia, que existe atualmente. Depois da Missão Arquidiocesana de 1960, o Padre Strita, que se encarregou de celebrar o ofício da Missa em Ouro Verde, escolheu Nossa Senhora do Rosário de Pompeia como sua Padroeira. Em 08 de Maio, é celebrada a grande festa de Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, popularmente chamada de "Madonna di Pompei" (a Virgem de Pompeia)

SANTUÁRIO

O actual santuário foi construído com as ofertas espontâneas de fiéis de todo o mundo. Sua construção teve início em 8 de Maio de 1876. Em 8 de Maio de 1891, ocorreu a Solene Consagração do novo Santuário de Pompeia. O santuário foi elevado à dignidade de Basílica Pontifícia pelo Papa Leão XIII em 4 de Maio de 1901. Nos anos seguintes, o santuário sobreviveu a grandes altercações, como a erupção do Vesúvio em 1944 e a chegada de tropas nazistas que vieram ameaçar a destruição do santuário. O santuário foi visitado pelo Papa São João Paulo II em 21 de Outubro de 1979 e em 7 de Outubro de 2003, o Papa Bento XVI também o visitou em 19 de outubro de 2008. O santuário é o principal santuário mariano da região da Campânia e um dos mais importantes da Itália. O santuário é actualmente destino de grandes peregrinações religiosas, mas também acolhe muitos turistas fascinados pela majestade da basílica. Todos os anos, mais de quatro milhões de pessoas visitam o santuário, que é, portanto, um dos santuários mais visitados da Itália. Em particular, no dia 8 de maio e no primeiro domingo de outubro, dezenas de milhares de peregrinos acorrem à cidade de Pompeia, para celebrar a festa em honra da Santíssima Virgem do Rosário de Pompeia. 


Nossa Senhora de Luján, Padroeira da Argentina.

Em 8 Maio de 1630, a imagem da Virgem de Luján vinha a Argentina a partir de São Paulo, Brasil. Antonio Farias Saa, era um fazendeiro criado em Santiago del Estero e queria construir em seu lugar uma capela para a Virgem. Este homem trazia do Brasil, duas imagens que representavam a Imaculada Conceição. A caravana, se deteve ao longo do rio Luján, a 67 km de Buenos Aires. No outro dia, iriam continuar a viagem pela estrada , mas a carroça transportando a imagem não se movia, eles tentaram de todas as maneiras possíveis andar com a carroça, baixaram a mercadoria, colocaram mais bois, mas foi inútil. Os carroceiros retiraram uma imagem, e não se moveu a carroça, retiraram a outra imagem, e a carroça passou normalmente. Nesse instante os homens perceberam que algo de milagroso estava acontecendo. Vendo que a Virgem não queria deixar o local foram para a casa mais próxima. A família emocionou-se ao ver a imagem e colocaram-na em sua casa, a notícia correu toda a região, e até chegou em Buenos Aires. Dom Rosendo construiu uma pequena capela, entre as gramíneas dos pampas, neste local a virgem permaneceu intacta de 1630 a 1674. O local se tornou povoada com os devotos da Virgem. Assim, o espaço tornou-se uma vila que foi denominada Povo de Nossa Senhora de Luján, em 1755 ela foi premiada com o título de vila. A devoção à Virgem foi crescendo ano após ano, o mesmo com os milagres e, em 23 de Outubro de 1730, foi nomeada freguesia de Luján. Padre Salvaire, em 1886, apresentou ao papa Leão XIII, o pedido dos bispos e dos fiéis argentinos para a coroação da Virgem, o pontífice abençoou a coroação e institui missa e dia para as festividades da Virgem, foi instituído, no sábado anterior ao quarto domingo depois da Páscoa. A Coroação foi realizada em Maio de 1887. A cada 8 de Dezembro, e cada primeiro sábado de Outubro, (desde Outubro de 1975), milhares de peregrinos marcham a pé em direcção à Basílica de Luján, esta peregrinação começa sempre no Santuário de São Caetano, no bairro de Liniers em Buenos Aires.


Sem comentários:

Enviar um comentário