♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

terça-feira, 23 de maio de 2023

O HOSPITAL REAL DE LUANDA

O Hospital Josina Machel (Antigo Hospital Real de Luanda) é considerado o maior e mais antigo hospital público de Angola, referência em cuidados gerais e diversas especialidades.
Sua sede está num imponente prédio, o edifício Maria Pia, de estilo neoclássico, construído entre 1865 e 1883; desde 1981 é património histórico-arquitetónico nacional.
O Hospital descende da "Santa Casa de Misericórdia de São Paulo da Assunção de Loanda", instituição criada em 1628 para tratar de doenças gerais em Luanda, porém devendo se especializar no chamado “mal de loanda” (escorbuto) e doenças do fígado, que atingiam em massa os marinheiros.
O governo português decide por construir um prédio para o hospital, visto que o da Santa Casa estava muito degradado. Assim, iniciam-se as obras do edifício Maria Pia, de estilo neoclássico, construído entre 1865 e 1883. Nesse ínterim, em 1876, o nome Santa Casa finalmente é suprimido do hospital, e funda-se a instituição Irmãs da Santa Casa de Luanda, com trabalho eminentemente caritário; a instituição de saúde permanece como "Hospital Militar de Luanda" até ser transferido para o novo edifício, quando passa a chamar-se "Hospital Dona Maria Pia". No século XX sua denominação foi alterada mais uma vez, recebendo o nome de "Hospital Central de Luanda".
Depois que o país se tornou independente, ele foi renomeado, em 1977, em homenagem à líder anticolonial moçambicana Josina Machel, passando a chamar-se "Hospital Josina Machel"; foi declarado património histórico-arquitetónico em 1981.








Sem comentários:

Enviar um comentário