♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

segunda-feira, 29 de maio de 2023

PAÍSES ONDE O PORTUGUÊS É LÍNGUA OFICIAL


Actualmente 9 países e 1 região autónoma têm o português como idioma oficial, mas apenas no Brasil, Portugal e em Angola ela é a língua primária.

A partir do século XV, os portugueses expandiram-se além da Península Ibérica, impondo seus costumes, arquitetura e língua aos povos colonizados.

Visando estabelecer entrepostos de cana-de-açúcar e trabalho escravizado, principalmente no continente africano, firmando uma série de assentamentos.

Na África, em 1446 os portugueses ocuparam Guiné Bissau, Cabo Verde em 1457, Guiné Equatorial em 1471, Angola em 1482, São Tomé e Príncipe em 1485 e Moçambique em 1498.

Dentre esses, Guiné Equatorial foi cedido para os espanhóis em 1778, mas manteve seu legado português incluindo o idioma até hoje.

Na Ásia, no trajeto estabelecido para uma rota comercial para a Índia, inúmeros outros assentamentos portugueses foram fundados na Malásia, Índia e China, mas poucos mantiveram-se sujeitos à administração portuguesa nos séculos seguintes.

Timor-leste foi ocupado em 1512, tornando-se colónia portuguesa em 1702 e independente em 1975. Em 1999 foi ocupada pela Indonésia, emancipando-se em 2002.

Em Macau, os portugueses estabeleceram-se em 1553, mais tarde incorporando-o como parte do Reino de Portugal. Apenas em 1999 foi devolvida para a China como uma região autônoma, em termos que vigorarão até 2049.

Na região, apenas 0,7% da população usa o português como língua nativa e 4% o utiliza diariamente.

Há ainda falantes de português nas cidades de Damão, Diu, no estado de Goa (Índia), Malaca (Malásia), em enclaves na ilha das Flores (Indonésia), Batticaloa (Sri Lanka), em Aruba, Bonaire e Curaçao no caribe, mas em nenhum desses locais é a língua oficial.

Todos os países menos a região de Macau são membros da CPLP - Comunidade dos Países da Língua Portuguesa, fundado em 1996. 


Sem comentários:

Enviar um comentário