♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

sábado, 20 de maio de 2023

AS PRINCESAS QUE TROCARAM OS NOIVOS (E DEPOIS MARIDOS) ENTRE SI

 Na foto, a Família Imperial brasileira: em pé a partir da esquerda, princesa Isabel, Conde d'Eu, D. Leopoldina e D. Luís Augusto; sentados, imperadores dom Pedro II e dona Teresa Cristina.

A curiosidade está no facto segundo o qual no instante em que as duas filhas do imperador alcançaram a idade de casamento, o imperador D. Pedro II havia articulado um acordo nupcial em que o nobre alemão Luís Augusto se casaria com a Princesa Isabel e o nobre francês Felipe, o conde d'Eu, se casaria com a Princesa Leopoldina.

Ambas princesas não conheciam os seus futuros maridos, facto comum em casamentos entre nobres, até porque os citados casamentos tinham finalidade política de união entre reinos. Pois bem, no instante em que os dois nobres estrangeiros chegaram ao Brasil e foram apresentados às respectivas princesas, de pronto, Princesa Isabel percebeu que o seu coração batia forte pelo noivo da sua irmã e não pelo próprio noivo. Da mesma forma, Princesa Leopoldina também sentiu a mesma coisa pelo noivo da sua irmã, a Princesa Isabel.

Diante dessa situação, a Princesa Isabel escreveu uma carta explicando o inesperado facto e resolveram trocar os noivos. Isto é, Princesa Isabel casou-se com o noivo da sua irmã e D. Leopoldina casou-se com o noivo da D. Isabel e foram felizes.

Sem comentários:

Enviar um comentário